Plas Ayisien – Somos Todos Migrantes – 6 de dezembro

05 dezembro, 2014
13:29
Por

O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), que conta com apoio de alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, continua a promover a inclusão de imigrantes em Curitiba. No próximo sábado (6), um novo evento acontecerá na Praça de Bolso do Ciclista. A ideia da festa “Plas Ayisien – Somos Todos Migrantes”, que começa às 16h, é mostrar aos curitibanos um pouco sobre a cultura haitiana, promover a integração deles e também encerrar as atividades desse ano com os cerca de 200 alunos que fazem parte do projeto.

A Plas Ayisien terá diversas atividades, como exposição de fotos, oficina de estêncil, debates e show com a banda Recif. Além disso, quem passar por lá no sábado poderá experimentar a Soup Joumou, um prato típico haitiano e que é um dos símbolos da independência do país. Todas essas ações visam realmente suavizar o processo de mudança pelo qual passam esses imigrantes, trazendo eles para essa nova realidade.

PBMIH – Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária
O projeto é desenvolvido por professores, alunos e servidores de diversos Setores e Departamentos da UFPR em parceria com o Celin – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, e ajuda os imigrantes em situação de vulnerabilidade social. Além das aulas de português, eles recebem também assessoria jurídica, aulas de informática e de História do Brasil, e atendimento psicológico.

Serviço
PLAS AYISYEN – Somos Todos Migrantes!
Local: Praça de Bolso do Ciclista (Rua São Francisco, 35 – Centro)
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: 16h
Mais informações: Evento do PBMIH no Facebook

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]