A Universidade Federal do Paraná recebeu a visita de docentes da Universidade de Laval, no Canadá, e do centro de pesquisas Haute Ecole de Santé Vaud (HESAV), que atua na área de saúde na Suíça. A comitiva foi recepcionada pelo diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte, e pelas professoras do Programa de Pós-graduação em Enerfermagem (PPGEnf), Aida Pérez e Elizabeth Bernardino.
A enfermeira Clémence Dallaire e o médico Pierre Durant, representantes da Universidade de Laval, vieram por meio do programa Capes/Print. Já a visita de Charlotte Gilart de Keranflec’h, enfermeira da HESAV, foi financiada pelo centro de pesquisa.
Os profissionais realizaram visitas técnicas no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR, Casa da Mulher Brasileira, Unidade de Saúde Mãe Curitibana, Distritos Sanitários, Casa de apoio, Consultório de Rua, entre outros. O grupo também participou de encontros acadêmicos com a Residência Médica do CHC-UFPR, de dois eventos acadêmicos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e pelo Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde.
A professora. Clemènce participará, ainda, de banca de defesa de doutorado e reunião para planejamento de pesquisa conjunta no PPGEnf.
“A visita dessa comitiva mostra que as parcerias de longa data da UFPR dão resultados que vão além da produção do conhecimento entre as universidades e abrem portas para novas parcerias com instituições de excelência no mundo. Esse é o caso do centro de pesquisa da pesquisa da Suíça, com a qual ainda não temos acordo de cooperação acadêmica, mas estamos iniciando as tratativas”, destacou o diretor da AUI, André Duarte.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta, com imenso pesar, o falecimento do professor Hamilton Julio, ocorrido nesta […]
Ações voltadas à permanência e à conclusão de curso de mães estudantes na universidade foram tema de debates […]
Encontro discute sistemas de gestão esportiva, políticas públicas e modelo SAF, com participação de órgãos federais e entidades […]
Monitoramento da UFPR mapeou pontos críticos de atropelamento em trecho, coletou 235 carcaças, e revelou que anfíbios são […]