Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação oferece curso de empreendedorismo para alunos de graduação e pós-graduação da UFPR

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPR interessados em empreender podem se inscrever até o dia 31 deste mês no ” Bota pra Fazer” – curso de extensão em criação de negócios de alto impacto.

Oferecido pela Agência de Inovação da universidade, a capacitação será realizada de 18 de agosto a 31 de outubro de 2014, com uma palestra de abertura das atividades no dia 12 de agosto. O horário e o palestrante ainda serão definidos, segundo o coordenador do Bota pra Fazer, Fernando Antônio Prado Gimenez.

Ao todo serão ofertadas 2.000 vagas exclusivamente para alunos da UFPR. O curso é composto por 11 módulos online, que somam 90 horas, e seis encontros presenciais, de 60 horas no total. Os estudantes que tiverem no mínimo 80% de frequência recebem certificado de participação.

O objetivo do curso é fazer com que o participante seja capaz de se conhecer, desenvolver sua capacidade empreendedora, aprender a identificar oportunidades, elaborar um plano de negócio e criar um novo negócio. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Fundação Kauffman e adaptada para o Brasil pelo Instituto Empreender Endeavor.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste link.

Mais informações pelo e-mail botaprafazer@ufpr.br

Veja abaixo os tópicos que serão contemplados pelo curso:

01) Auto-conhecimento: Carreira empreendedora; Perfil Empreendedor; Identificando oportunidades; Escolher uma ideia de negócio; Como definir meu produto/serviço; Resolução de problemas; Desenvolver um conceito de negócio; Minhas metas pessoais; e Avaliar um conceito de negócio em relação à minha visão pessoal.
02) Descoberta: Negócios de alto impacto; Inovação e diferencial competitivo; O mercado; Modelos de negócio com escala; Estratégia futura; e Como escalar o seu negócio.
03) Criando uma startup com poucos recursos: Validando a sua ideia; Validando o problema; Validando a solução; Criando um modelo de negócio; e Vendendo o seu produto.
04) Pesquisa de mercado: Introdução a pesquisa de mercado; Pesquisa de mercado – como funciona?; Fazer pesquisa de mercado; Perfil do setor; Analisando a concorrência e o público-alvo; Planilha com os pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes; Tabela de perfil de cliente; Precificação; Inovando para se destacar; Quais informações preciso recolher?; Avaliar e refinar meu conceito de negócio.
05) Atinja o mercado – marketing: Estratégia de marketing; Posicionando a sua marca; Maximizando os resultados; Primeiros passos para divulgar a sua marca; Custos de marketing.
06) Atinja o mercado – vendas: Escolhendo o melhor método de vendas; Processos de Venda; Antes de começar a vender – mercado; Antes de começar a vender – portfolio; Relacionamento com o cliente; e Ciclo de venda do produto/serviço.
07) Gestão de Pessoas: Quem devo contratar?; Atrair e selecionar as pessoas certas; O que motiva as pessoas?; e Criando uma cultura organizacional.
08) Intraempreendedorismo: O empreendedor vs. o intraempreendedor; Inovação; Clima da inovação; Organização intraempreendedora; e Como criar uma organização intraempreendedora.
09) Validação Financeira: Introdução ao planejamento financeiro; Fluxo de caixa; Projeções financeiras; Demonstração de resultados; e Fechamento ao planejamento financeiro.
10) Questões jurídicas: Questões societárias; Estruturas legais; Contratos; Propriedade intelectual; Regimes tributários; e Questões trabalhistas.
11) Plano de Negócios: Plano de negócios: elementos importantes; Criar meu plano de produto/serviço; Criar meu plano de marketing – perfil do setor; Criar meu plano de marketing – análise competitiva; Criar meu plano de marketing – análise de mercado; Criar meu plano de marketing – preços; Criar meu plano de marketing – penetração de mercado; Criar meu plano administrativo e organizacional; Projetar vendas; Finalizar meu plano financeiro; Criar meu sumário executivo; Checklist do plano de negócio.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...