Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Administração universitária discute necessidades e obras do Setor de Ciências Biológicas

Professores e alunos do Setor de Ciências Biológicas participaram na última sexta-feira de uma reunião setorial com a Administração universitária. No encontro, foram apresentados dados estatísticos do setor, o andamento de obras de construção, reformas e ampliações, as licitações e também os projetos já aprovados para realização. O reitor Zaki Akel Sobrinho  elogiou a capacidade dos profissionais do setor de buscar recursos em editais de apoio à graduação e ao desenvolvimento acadêmico, através de projetos pertinentes e bem realizados. Participaram também o vice-reitor Rogério Mulinari e os pró-reitores da UFPR.

A finalização do prédio que abrigará o curso de Farmacologia esteve no centro das discussões. Apesar de ter a parte predial praticamente concluída, ainda há questões de abastecimento de água e energia elétria a serem resolvidas, bem como, obras de acesso ao prédio. O valor total que está sendo licitado para essas obras é cerca de um milhão de reais.  A obra deverá estar concluída no final do segundo semestre deste ano. Até lá, será preciso tomar medidas de emergência para abrigar os outros cursos que já estavam se preparando para ocupar áreas que serão liberadas pela Farmacologia. É o caso do novo Laboratório de Fisiologia, cujos equipamentos importados devem chegar na metade do ano. O professor Marcelo Lima, responsável pelo laboratório, solicitou que os equipamentos sejam alocados provisoriamente, pois se ficarem embalados, perderão a garantia. O diretor do setor, professor Luiz Cláudio Fernandes, informou que os engenheiros da Prefeitura Universitária já estão estudando áreas que podem ser utilizadas como espaços emergenciais para situações como essas.

Outra solicitação encaminhada foi do professor Fernando Cavichiolli, diretor do Centro de Educação Física e Desportos (CED), que pediu urgência na adaptação do projeto de construção da pista de atletismo, recebido como doação da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo informou o professor, o Ministério dos Esportes já manifestou disponibilidade de verba para a construção, desde que não haja demora na soliticação. O reitor Zaki Akel pediu ao diretor da PCU Luiz Carlos da Silva urgência na demanda para que a janela de oportunidade não seja perdida.

Os problemas de infraestrutura e segurança do prédio central do setor foram também abordados, com destaque à conservação das importantes coleções  científicas que o prédio abriga. O reitor orientou que os professores elaborem projetos em parceria com a direção setorial, relacionando suas necessidades para que a  administração universitária possa alocar recursos e efeturar as melhorias. No final do encontro, o reitor agradeceu as informações, críticas e elogios recebidos, reiterando o convite aos participantes para a construção conjunta das soluções.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...