Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Acontece nesse domingo, dia 17, vestibular da UFPR Litoral

Acontece nesse domingo, dia 17 de junho, a primeira fase do processo seletivo da UFPR Litoral, que recebeu 1.315 inscritos, um aumento de 478 candidatos na concorrência, em relação ao vestibular de 2006, que recebeu 837 inscrições. Uma das mais importantes recomendações é que os candidatos não percam a hora, lembrando que os portões dos dois locais de prova serão fechados às 13h30min.

Dos 1.315 candidatos que vão disputar as 300 vagas ofertadas, 59 são treineiros, 61 são candidatos pela cota racial, 445 pela cota social e 750 pela concorrência geral. A maior concorrência foi registrada no curso de Fisioterapia, com 348 inscritos e 11,6 candidatos por vaga. Os demais cursos seguem a seguinte concorrência:

. Gestão Ambiental – 6,73 candidatos/vaga
. Gestão e Empreendedorismo – 6,37 candidatos/vaga
. Técnico em Enfermagem – 4,6 candidatos/vaga
. Serviço Social – 3,83 candidatos/vaga
. Técnico em Turismo e Hospitalidade – 2,51 candidatos/vaga
. Técnico Orientador Comunitário Integrado ao Ensino Médio –1,5 candidatos/vaga
. Técnico em Gestão Imobiliária – 1,46 candidatos/vaga
.Técnico em Agroecologia – 1,14 candidatos/vaga

PROCEDÊNCIA – A UFPR Litoral também está chamando a atenção da comunidade do litoral, já que ela representa a maioria dos inscritos. Dos 1.315 candidatos, 976 são da região litorânea e apenas 238 de Curitiba e região metropolitana. Os demais são dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rondônia, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais.

PRIMEIRA FASE – A primeira fase será realizada no domingo, com início às 14 horas e duração total de 5 horas. Esta fase será constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais sobre os conteúdos do Ensino Médio ou Fundamental, conforme o caso, com 80 questões, no formato de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma deverá ser assinalada.

Para o curso de Técnico Orientador Comunitário, que exige apenas o ensino fundamental completo, as questões objetivas da prova de Conhecimentos Gerais serão assim distribuídas quanto ao conteúdo: 20 questões de Ciências, 20 questões de Estudos Sociais, 20 questões de Português e 20 questões de Matemática.

Para os demais cursos, as questões da prova de Conhecimentos Gerais serão assim distribuídas quanto ao conteúdo: 9 (nove) questões de cada uma das matérias de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; 8 (oito) questões de uma Língua Estrangeira Moderna, dentre as seguintes: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano; e 18 (dezoito) questões de Português, sendo nove de Compreensão de Texto e nove relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira e de uso da língua. Cada questão valerá um ponto, totalizando a prova 80 (oitenta) pontos.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO – O resultado da primeira fase será divulgado até as 18 horas do dia 27 junho pela Internet. Serão convocados para a segunda fase do Processo Seletivo os candidatos melhor classificados (independente de terem optado ou não pelas vagas de inclusão racial e social), em número de 3 (três) vezes o número de vagas. Ocorrendo empate na última colocação correspondente a cada curso, todos os candidatos nessa condição passarão à segunda fase.

Dentre os candidatos inscritos como “treineiros”, ou seja, que farão o Processo Seletivo apenas como treinamento, sem concorrer às vagas, passarão para a segunda fase todos os que tiverem obtido número de pontos igual ou superior ao do último colocado na lista de convocados para a segunda fase de cada curso.

SEGUNDA FASE – A convocação dos candidatos classificados para a segunda fase será feita na Internet (www.nc.ufpr.br) até as 18 horas do dia 27 de junho.

A segunda fase do Processo Seletivo será realizada no dia 01 de julho, com início às 14 horas e duração de 5 horas. Esta fase constará de uma prova de Compreensão e Produção de Textos no valor de 60 (sessenta) pontos e será constituída de questões discursivas, de valor variável, sendo: 7 (sete) questões para os cursos de graduação; 4 (quatro) para os cursos de Técnico em Agroecologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Turismo e Hospitalidade e Técnico em Gestão Imobiliária e 2 (duas) para o curso de Técnico Orientador Comunitário.

GABARITO – No dia 17 de junho, após o término das provas, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site do NC (www.nc.ufpr.br).

Questionamentos que, na concepção do requerente possam resultar na alteração do gabarito divulgado, deverão ser encaminhados por escrito, devidamente fundamentados e protocolados na sede do Campus do Litoral ou no Núcleo de Concursos nos dias 19 e a 19 de junho de 2007, até as 17 horas. O recurso deve ser apresentado em formulário específico, disponível no site www.nc.ufpr.br.

Serão desconsiderados pelo NC questionamentos não protocolados, protocolados fora do prazo e aqueles que não estiverem devidamente justificados e fundamentados. Serão desconsiderados pelo NC recursos relativos ao preenchimento do cartão-resposta. Após o julgamento de recursos será divulgado o novo gabarito, ao qual não caberá recurso.

PARA A PROVA – Os candidatos deverão trazer os seguintes documentos e materiais para realizar as provas:

· documento de identidade;

· comprovante de ensalamento;

· caneta esferográfica de TINTA PRETA, escrita grossa.

Em caso de perda ou roubo de documentos, o candidato será admitido para realizar as provas, desde que tenha se apresentado no local que lhe foi designado e que seja possível fazer a verificação de seus dados junto ao NC antes da hora marcada para o início das provas.

Não será permitida a saída de candidatos dos locais de prova antes das 15 horas e 30 minutos.

Foto(s) relacionada(s):


Atendimento na UFPR Litoral
Foto: Isabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Patricia Favorito Dorfman e Vivian de Albuquerque