Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas as inscrições para o Prêmio Capes de Teses 2017

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2017, que reconhecerá as melhores teses de doutorado defendidas em 2016, em 48 áreas do conhecimento. Cada programa de pós-graduação deve instituir uma comissão para indicar a tese concorrente, que deverá ser inscrita até o dia 30 de junho no sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado será anunciado em setembro.

De acordo com a Capes, a premiação levará em conta a originalidade do trabalho; sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Além da premiação principal, duas teses em cada uma das áreas poderão ser agraciadas com Menção Honrosa.

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação, que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 7 de dezembro.

Grande Prêmio

Em parceria com a Fundação Conrado Wessel, o Grande Prêmio é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e  Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado nas três grandes áreas.

Todos os detalhes podem ser conferidos no edital do Prêmio Capes de Teses.

Teses premiadas

Na edição 2016, duas teses de doutorado defendidas na UFPR receberam o Prêmio Capes de Tese. Na área da Educação, foi premiada como a melhor a tese “Pais e filhos na província do Paraná: uma história da educação de criança pela família”, de autoria de Juarez José Tuchinski dos Anjos com orientação de Gizele de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Na área de Letras/ Linguística, foi premiada a tese de Fabrício Vaz Nunes, orientada por Patrícia da Silva Cardoso e intitulada “Texto e imagem: A ilustração literária de Poty Lazzarotto”.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...