Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever no processo, que é conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrições vai até o próximo dia 21, pelo site https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Podem se inscrever candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e que não tiraram nota zero na redação.
Este ano, a UFPR oferta no SiSU 1.314 vagas para cursos de graduação. As vagas estão distribuídas entre os campi de Curitiba (1.002 vagas), Jandaia do Sul (63), Matinhos (86), Palotina (111), Pontal do Paraná (40) e Toledo (12). No mínimo 50% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas, com cotas específicas, dentro desse número, para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Cada candidato pode escolher até duas opções de vaga (em universidades diferentes ou na mesma universidade). O edital com o quadro de vagas da UFPR e as informações sobre o processo de inscrição está disponível neste link. No mesmo endereço os candidatos podem conferir o edital nacional do SiSU, publicado pelo MEC.
As inscrições para o SiSU são gratuitas. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 26 de janeiro. Os candidatos que não forem incluídos nessa primeira chamada deverão manifestar formalmente seu interesse em participar da lista de espera. O prazo para a manifestação de interesse será de 26 a 31 de janeiro.
Os candidatos que se inscreverem para vagas na UFPR nas categorias preto, pardo, indígena, quilombola ou pessoa com deficiência deverão comprovar sua condição. Os inscritos nas categorias preto e pardo deverão participar de bancas de validação on-line entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Nas demais categorias, a comprovação deve ser feita por meio de envio de documentos, nos dias 29 e 30 de janeiro.
Para quem tiver dúvidas sobre o SiSU, o MEC preparou um material com perguntas e respostas, que pode ser acessado aqui.
Por Núcleo de Concursos UFPR
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe A Orquestra Filarmônica da UFPR, em parceria com o Consulado […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]