PPGSISCO, localizado no Centro de Estudos do Mar da UFPR, oferece vagas nas linhas de pesquisa do Programa e em projetos específicos
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PPGSISCO) divulgou na última sexta-feira (16) o edital para o processo seletivo para o seu curso de mestrado. Ao todo, são ofertadas 52 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa, de acordo com a disponibilidade dos orientadores. Desse total, 20% são reservadas para ações afirmativas.
As inscrições têm início no dia 1º de fevereiro e seguem até 19 do mesmo mês, por meio da página do PPG. A segunda chamada do processo seletivo terá inscrições abertas entre os dias 2 e 20 de julho de 2026. Entre os documentos exigidos estão uma carta de recomendação e comprovante de suficiência em língua inglesa.
O processo seletivo é composto por três etapas: prova escrita, análise do projeto de pesquisa e avaliação do currículo. Todas as informações sobre inscrições, critérios de seleção e etapas do processo estão disponíveis no edital do mestrado.
Além das vagas regulares do mestrado, o PPGSISCO também oferece oportunidades vinculadas a projetos previamente definidos. Um deles é “Fontes e sumidouros de gases do efeito estufa (CO₂, CH₄, N₂O) e processos de acidificação em estuários e águas da plataforma continental do Sul do Brasil”, com uma vaga disponível.
Há ainda o projeto “Carbono azul nos manguezais do litoral do Paraná: estoques totais, sedimentação e fluxos de gases de efeito estufa” e o projeto “Contaminação por poluentes orgânicos em ambientes aquáticos, com foco em manguezais, estuários e rios costeiros”, ambos também com uma vaga cada. Mais informações estão disponíveis no link do Programa.
A UFPR Litoral, em parceria com a Rede Unida, foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar a […]
Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]
Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]
Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]