Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

A Cura pela Planta 18/02.2005

Planta medicinal mais popular no Peru, a Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é um arbusto trepador que cresce apoiada a outra árvore, com folhas compostas, opostas e ovais. O nome vem da semelhança de seus espinhos com as unhas do gato sendo asssim, conhecida nos Estados Unidos como Cat`s claw. Os Incas, pioneiros em seu uso, já tinhas por hábito beneficiarem-se de seus princípios ativos e passaram os seus conhecimentos da planta para os índios que a usavam no tratamento de doenças como artrite, gastrite, reumatismo e inflamações em geral. Descrita pela primeira vez em 1830, ela pode ser encontrada em toda a amazônia peruana e, principalmente, nas bacias dos rios da selva central do Peru.

O interesse científico pela planta só ocorreu em 1970 através da realização de inúmeras pesquisas feitas na Europa, onde foi comprovado o seu valor terapêutico. Pesquisas comprovaram a sua eficácia nas ações antiinflamatóriass. Em vários estudos realizados na Áustria, Alemanha, Inglaterra, Hungia, Itália, Peru e Brasil mostram-se efeitos benéficos da Unha de Gato ( Uncaria Tomentosa) no tratamento de amigdalite, artrite, sinusite, bursite e renite. Outro benefício que a planta traz são os tratamentos de doenças reumáticas e musculares principalmente em pessoas que estão na terceira idade. Os princípios ativos de maior interesse são os alcalóides oxindólicos e os compostos glicosídeos do ácido quinóvico que demonstram ser os responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios.

A inflamação nada mais é que uma resposta do organismo a uma agressão que pode ter sido iniciada através de microorganismos invasores, reações imunológicas, decomposição tecidual e muitos outros fenômenos ainda não completamente elucidados. Praticamente, qualquer parte do corpo pode sofrer lesão em conseqüência de um processo inflamatório.

Os sinais clínicos mais comuns são calor, rubor ou vermelhidão, inchaço e dor.

O rubor e calor resultam de um aumento da quantidade de sangue no tecido afetado o qual se apresenta geralmente congestionado. Todos os sinais podem ser obeservados em certos casos, mas nenhum deles está necessariamente sempre presente.

As propriedades medicinais da Unha de Gato (Uncaria tomentosa) vem surpreendendo o meio científico a cada dia. Em 1995, essa planta selvagem peruana foi de grande importância no tratamento das vítimas do acidente nuclear ocorrido em hernobil, na Ucrânia.

Atualmente, está sendo estudada no tratamento de doenças como o câncer e a Aids devido ao seu poder modulador do sistema imunológico. Usada como coadjuvante no tratamento quimioterápico tem-se observado um efeito benéfico reduzindo os efeitos colaterais típicos da quimioterapia e das infecções por deficiência do sistema imunitário.

Em pacientes portadores do HIV foi notado um aumento dos linfócitos T4 e NK-células de defesa do organismo-, devido ao seu efeito imunoestimulante da fração alcaloídica.

Foto(s) relacionada(s):

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Saldanha