A Agroindústria de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares é tema de simpósio

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, sexta e sábado, das 8h às 18 horas, será realizado o “1º Simpósio – Complexo Agroindustrial de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Diagnóstico e Perspectivas”, numa promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, em parceria com várias outras instituições do setor.

O objetivo do encontro é divulgar os resultados do estudo que recebe o mesmo nome do simpósio – realizado nos últimos anos e contendo informações sobre todas as etapas desde a produção (convencional e orgânica) até o consumidor final, além de propor o desenvolvimento e fortalecimento desse segmento.

O público-alvo são os produtores rurais, indústrias da área farmacêutica, química e alimentícia, além dos pesquisadores, extensionistas, professores e estudantes interessados pelo tema.

O Paraná tem se destacado internacionalmente como o estado de maior tradição no cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Atualmente é responsável pelo cultivo de cerca de 90% da demanda nacional. No estado também estão sediadas algumas das maiores empresas que trabalham com produtos à base de plantas, sendo necessário não apenas incrementar o consumo pelo aumento constante da demanda, mas também estimular a busca de culturas alternativas rentáveis por parte dos agricultores e o estímulo a uma agricultura ecologicamente sustentável.

Durante os dois dias do simpósio, que acontece no auditório do Centro de Agroecologia em Pinhais (antigo Parque Castelo Branco), serão abordados vários temas em palestras e mesas redondas incluindo as experiências de empresas como a Klabin e a Herbarium. Também serão trabalhados assuntos relativos à produção familiar de plantas medicinais, a cadeia produtiva , fitoterapia, entre outros.
As inscrições são gratuitas e limitadas. Mais informações sobre a programação estão nos sites www.emater.pr.gov.br e www.pr.gov.br/seab/agroecologia. Elas também podem ser obtidas pelos telefones (41) 3250-2263 e (41) 3555-1068.

Serviço: “1º Simpósio – Complexo Agroindustrial de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – Diagnóstico e Perspectivas”

Data – 2 e 3 de dezembro
Horário – das 8h às 18 horas

Local – Centro de Agroecologia em Pinhais (antigo Parque Castelo Branco)