Imagem Padrão

UFPR participa da competição Baja SAE Brasil

21 março, 2013
18:04
Por

Evento Baja Brasil reuniu 71 equipes de todo o país - Divulgação

Alunos de Engenharia Mecânica da UFPR participaram da competição Baja SAE Brasil, que reuniu 71 equipes de todo o país. O objetivo da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) em criar o evento, é além de permitir que os alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula, desenvolvam também habilidades pessoais como criatividade, trabalho em equipe e liderança.

Para participar da competição, cada equipe teve de construir um carro pequeno de apenas um lugar, que foi submetido às avaliações dos jurados da competição. Em cada dia do campeonato, realizado de 14 a 17 de março, os carros eram avaliados individualmente. No primeiro dia, o teste do motor e da segurança dos carros garantia um selo permitindo que as equipes continuassem as avaliações. No segundo dia, avaliação estática. Cada equipe apresentou o projeto escrito, os cálculos feitos, desenhos do carro e novidades na parte elétrica. Ainda no segundo dia, um piloto de testes da organização fez a prova de conforto, onde foram avaliadas as condições ergonômicas do carro.

Competição avaliou itens como projeto, motor, tração e velocidade - Divulgação

A aceleração e a velocidade máxima dos carros foram analisadas no terceiro dia de competição. Nesse mesmo dia, os pilotos testaram a suspensão e tração em uma pista cheia de obstáculos, e pelo tempo cronometrado das voltas decidiram as posições no gride de largada da corrida do quarto e último dia. No final do quarto dia, somados os pontos de todas as avaliações, classificaram as três equipes melhores pontuadas para a competição Baja EUA.

Neste ano, UFMG, FAE-SP e UFSC foram os três primeiros colocados, e a equipe da UFPR terminou em 22.º lugar. Um problema no motor do carro prejudicou a UFPR na corrida do último dia. “Se tomarmos como base o objetivo da SAE, tenho certeza que nossos alunos trabalharam e aprenderam muito em termos de criatividade e outras habilidades que não são aprendidas em sala”, afirma o professor Jorge Luiz Erthal, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Por Lucas França (orientação ACS).

Sugestões

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]