Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes produzem livro de receitas para estimular interesse de crianças pela culinária

 

O projeto do livro virou o TCC de Ana Garcia (à direita), que trabalhou em parceria com a estudante de Design Daniele Carvalho. Fotos: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

Uma ideia antiga virou trabalho de conclusão de curso da nutricionista Ana Paula Garcia, recém-formada na UFPR, com colaboração da estudante de Design Daniele Carvalho. As duas produziram um livro de receitas voltado ao público infantil. Intitulado “O que é que a banana tem?”, o livro é interativo e reúne uma série de receitas com banana.

Ana e Daniele, ambas de 21 anos, já planejavam criar conteúdo voltado para a alimentação infantil há alguns anos, mas nunca pensaram que o plano poderia se tornar o TCC de Ana. Elas contam que o assunto surgiu ao observarem que, numa sociedade cada vez mais imediatista, o hábito de cozinhar está diminuindo. “Cozinhar é um ato de carinho, principalmente quando reúne pais e filhos”, diz Ana Paula. Segundo ela, foi a vontade de contribuir para reforçar os vínculos familares por meio da comida que a motivou a seguir em frente com o projeto.

O primeiro passo das estudantes foi fazer uma “varredura” dos livros de culinária infantis já publicados. Elas contam que se depararam com obras de linguagem difícil, com receitas longas e sobretudo americanizadas. Depois disso, buscaram produzir algo que fosse o contrário do que encontraram, e com um toque a mais: o protagonismo da banana como elemento que remete à cultura brasileira.

A banana foi escolhida por ser um alimento que ganha as crianças pela doçura, praticidade e textura, além de poder ser incluída em várias receitas.O livro da dupla reúne receitas como arroz com banana, bolacha de banana e cuque, todas pensadas para permitir a participação dos pequenos: “A ideia é fazer a criança ‘colocar a mão na massa’ literalmente, participar da produção, não apenas colocar os confeitos como geralmente acontece” conta Ana.

A introdução do livro conta curiosidades culturais e informações nutricionais sobre a banana.

O design foi essencial para o livro sair de acordo com os objetivos. Ana Paula e Daniele levaram em conta a psicologia das cores para atrair o público: “Usamos tons neutros e desenhos que não fazem distinção de gênero, mostrando que o livro é tanto ‘para menina’ quanto ‘para menino’. É para todas as crianças cozinharem com a família”, explica Daniele, destacando as cores do livro e a fonte de texto usada.

A escolha das receitas foi baseada em estudos nutricionais e critérios como uso de ingredientes fáceis, praticidade e sabor. O livro, que teve orientação da professora Giane Sprada, fez sucesso na banca que avaliou o TCC e chamou a atenção dos docentes, incentivando as autoras a pensar na publicação do material futuramente: “Pensamos em produzir um box de livros no mesmo estilo, sendo cada um com um ingrediente que seja importante para a cultura brasileira”, explica Ana.

O livro utiliza linguagem didática para combinar com o design. Foto: Daniele Carvalho.

O TCC foi apresentado em dezembro de 2017, e agora as meninas buscam parceria para a publicação do material (Foto: Samira Chami Neves – UFPR)

Para a nutricionista, o TCC foi a realização de um sonho, que contou com o apoio da UFPR: “O Departamento de Nutrição me motivou muito. Tive apoio, inclusive na parte técnica, tendo os laboratórios disponíveis para produzir as receitas. A UFPR ajudou a tornar realidade esse sonho”.

Larissa Nicolosi, com supervisão de Lorena Klenk

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...