Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios peculiares nessas serras. A descrição da nova espécie, chamada Brachycephalus lulai, reuniu dez pesquisadores de quatro países, entre eles membros do Laboratório de Dinâmica Evolutiva da UFPR
Não é que os sapinhos-da-montanha estejam se escondendo. Sim, eles são bem pequenos e vivem sob a serrapilheira no topo de serras com cobertura de Mata Atlântica no Sul do Brasil. Mas também são coloridos, diurnos (o que não é comum em sapos) e coaxam com sons peculiares.
“A sua vocalização, o ‘canto’, é bem característica, mas encontrar os animais em si é bastante desafiador. Basicamente são horas revirando folhiço, tentando achá-los”, explica o professor Márcio Pie, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde coordena o Laboratório de Dinâmica Evolutiva.
As buscas nas florestas e nos laboratórios tem mobilizado pesquisadores na UFPR e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) nos últimos 15 anos por meio de um projeto do Instituto Mater Natura, organização não-governamental de Curitiba. O esforço já rendeu a descrição de 13 espécies de sapinhos que, quando encontrados no Sul, são apelidados pelos cientistas de sapinhos-da-montanha — o nome científico do gênero é Brachycephalus.
“A ideia de sapinhos-da-montanha surgiu para diferenciar das espécies que ocorrem mais ao Norte, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, que são chamadas de pingo-de-ouro. Ademais, é um trocadilho com os famosos gorilas-das-montanhas [que chegam a medir dois metros de altura e vivem em florestas montanhosas da África]”, explica Luiz Fernando Ribeiro, professor e pesquisador convidado na Zoologia da UFPR.
Leia a matéria completa, com galeria de fotos, no site da Ciência UFPR
Leia mais notícias da revista Ciência UFPR
Conheça e siga os canais da Ciência UFPR
A UFPR Litoral, em parceria com a Rede Unida, foi selecionada pelo Ministério da Saúde para realizar a […]
Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]
Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]
Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]