Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebra 50 anos com um evento que reune diferentes gerações de pesquisadores da área. Dirigido à comunidade acadêmica e científica da instituição, o encontro será realizado no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico, em Curitiba, com abertura solene, apresentação do histórico do programa, depoimento de egressos e homenagens.
A programação inclui ainda o lançamento do e-book A Fauna Brasileira sob o olhar do Programa de Pós Graduação em Zoologia, que apresenta a trajetória do PPG, suas coordenações, orientadores, além de teses, dissertações e uma homenagem a Paulo da Cunha Lana, docente da UFPR falecido em 2022 que se tornou um dos principais nomes da oceanografia nacional. Às 16h, o professor Nilton Cáceres (UFSM) ministra a palestra A Saga dos Marsupiais: da Ecologia à Evolução.
Fundado em 1975, sob liderança do professor Jayme de Loyola e Silva, o PPGZoo surgiu quando a pós-graduação brasileira dava seus primeiros passos, e formou profissionais que fortaleceriam universidades em todo o Brasil.
O doutorado, criado em 1988 após avaliações positivas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ampliou a estrutura e a relevância do programa. Desde seus primeiros anos, o PPGZoo abrigou 88 orientadores de vários departamentos do Setor de Ciências Biológicas e atraiu pesquisadores de outras universidades, especialmente do Sul e Sudeste. Em 2005, quando completou três décadas, publicou o livro Revisões em Zoologia, com um panorama das pesquisas desenvolvidas até então.
Em 2018, o PPG instituiu o Simpósio Paranaense de Zoologia, com estudantes de diferentes regiões brasileiras. A partir de 2025, em movimento conjunto com outras pós-graduações da área de Biodiversidade da UFPR, o evento passou a se chamar Simpósio Integrado de Biodiversidade (SiBio), fortalecendo colaborações interprogramas.
Em cinco décadas, o PPGZoo formou 467 mestres e 228 doutores, com pesquisas que vão de áreas clássicas, como taxonomia, filogenia, biogeografia, história natural, comportamento, fisiologia e histologia, até estudos aplicados em conservação, manejo animal em zoológicos, produção animal, controle biológico de pragas e vetores de doenças.
Segundo a professora Rosana Moreira da Rocha, uma das organizadoras da comemoração, o programa tem investido na modernização do currículo, na internacionalização e no intercâmbio com centros de pesquisa no Brasil e no exterior.
“Procuramos também não descuidar das discussões voltadas à ética profissional, inclusão de populações menos privilegiadas e compartilhamento do conhecimento à sociedade”, diz a docente. Com esse percurso, o PPGZoo UFPR celebra meio século reafirmando sua posição como referência nacional.
Serviço
Comemoração dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo/UFPR)
Data: 28 de novembro de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro 10 – Setor de Ciências Biológicas, Centro Politécnico, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]