Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugura, na sexta-feira (05), às 18h, a exposição “60 anos do MAE-UFPR”, que marca seis décadas de história do espaço cultural, fundado em 1963 como o primeiro museu universitário do Paraná.
A mostra apresenta ao público um recorte do acervo formado ao longo dessas seis décadas, reunindo documentos, fotografias, vídeos e peças museológicas que evidenciam os diferentes momentos da trajetória do Museu. A exposição destaca o papel do MAE-UFPR na produção e difusão de conhecimento, assim como sua atuação junto à comunidade em ações de ensino, pesquisa, extensão e preservação cultural.
Organizada pela equipe técnica, bolsistas e docentes do Museu, a exposição propõe um percurso cronológico que atravessa as fases institucionais, mudanças de sede, transformações curatoriais e a constituição de coleções. Nesse sentido, a exposição evidencia tanto as continuidades quanto novas abordagens no trabalho museológico.
Aberta ao público, a mostra convida visitantes a conhecerem e refletirem sobre a construção coletiva da memória cultural e científica no estado. A Exposição 60 anos do MAE-UFPR é uma realização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-UFPR).
Serviço
Exposição: 60 anos do MAE-UFPR
Abertura: 05/12/2025, às 18h
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR — Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá
Entrada gratuita
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]
Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]
Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá O Museu de Arqueologia e Etnologia […]
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]