Por Pró-reitoria de Pós-Graduação UFPR
No dia 17 de novembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza mais uma edição da série Café com Sucupira, com o tema “ORCiD: importância e usos do identificador persistente para a avaliação da pós-graduação”. O evento é promovido pela coordenação de Pós-graduação Stricto Sensu da Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFPR.
A atividade contará com a palestra da Associate Director of Engagement da ORCiD, Paloma Marín-Arraiza. A iniciativa tem como objetivo orientar docentes, discentes, gestores e técnicos dos programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFPR, além da comunidade externa, sobre o uso do ORCiD e sua relevância para a nova política de avaliação da Capes, especialmente diante das mudanças trazidas pelo Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) e pelo novo ciclo de avaliação quadrienal.
Segundo a coordenadora do evento, professora Paula Carina de Araújo, a ação busca “fortalecer a cultura institucional de transparência e integração de dados na pós-graduação, promovendo uma formação crítica sobre a importância dos identificadores persistentes para a visibilidade e rastreabilidade da produção científica”.
O encontro oferecerá certificado aos participantes e promoverá um espaço de diálogo sobre interoperabilidade de sistemas, boas práticas de registro de pesquisadores e o papel do ORCiD no fortalecimento da ciência aberta e na internacionalização da produção acadêmica.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de novembro O formulário está disponível aqui.
A transmissão será por meio do Canal da CPGSS no Youtube: acesse aqui.

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]