O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado (1º), o ciclo de atividades de 2025 com uma cerimônia que reuniu estudantes, familiares e professores.
Em 2025, cerca de 200 estudantes participaram do projeto, que oferece preparação gratuita para diferentes olimpíadas de matemática. Os participantes, com idades entre 12 e 17 anos, cursam do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio em escolas públicas e privadas. O treinamento ocorre ao longo do primeiro semestre letivo e se estende até setembro.
De acordo com o coordenador do projeto, professor José Carlos Eidam, muitos dos atuais professores do Poti, que hoje são estudantes da UFPR, já participaram do programa quando estavam na escola. “A iniciativa funciona como um grande laboratório didático e permite aos alunos da universidade o contato direto com a realidade escolar”, destaca.
O polo tem ampliado seus resultados ao longo dos anos. Em 2024, os estudantes do Poti conquistaram 195 medalhas em competições matemáticas, um aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior. Os resultados das olimpíadas de 2025 ainda não foram divulgados.
Com material didático próprio, desenvolvido pelos próprios estudantes, o Poti já acumula mais de 500 medalhas em competições matemáticas nacionais e internacionais desde sua criação, em 2016.
O ingresso no programa pode ocorrer de duas formas: por meio de prova de seleção anual, que avalia conteúdos do currículo escolar, ou por classificação direta para alunos medalhistas (ouro, prata ou bronze) na Olimpíada Paranaense de Matemática. Também têm vaga garantida os estudantes que obtiveram o Certificado de Conclusão com Aproveitamento do Poti no ano anterior.
Mais informações, datas e editais estão disponíveis em: www.poti.ufpr.br
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]
O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado […]
Depois de seis meses fechado para reforma, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (MCN-UFPR) […]