A astrofísica Rita de Cássia dos Anjos, professora do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi premiada no STEM Ambassador Recognition Award 2024-2025 na categoria “Minority Representative advocating for gender balance through regular awareness and training initiatives” (Representante de minorias com atuação na promoção do equilíbrio de gênero por meio de iniciativas regulares de conscientização e treinamento).
Lançado em 2024 pelo Women in Astronomy Working Group da União Astronômica Internacional (IAU), o prêmio inaugural reconhece indivíduos cujos eforços contítunos em engajamento, recrutamento, apoio e defesa de políticas antiassédio contribuíram significativamente para o avanço da equidade de gênero na astronomia.
Para Rita de Cássia essa não é apenas uma conquista pessoal, mas o reconhecimento da importância da luta por uma ciência mais diversa e inclusiva. “Ser reconhecida por esse trabalho significa que as iniciativas de conscientização e treinamento que venho apoiando e implementando estão tendo um impacto real e sendo vistas em uma esfera global. É a confirmação de que a luta por um ambiente científico onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas é fundamental para o avanço da astronomia”, afirma.
A atuação e o trabalho da professora vêm sendo constantemente reconhecidos em prêmios da Sociedade Brasileira de Física, do International Centre for Theoretical Physics, da Academia Brasileira de Ciências, entre outros.
Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]
Quinta reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania nacional, em […]
Espaço é uma iniciativa conjunta entre a UFPR e o Governo do Paraná Na última quinta-feira (02), foi […]
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]