O Coletivo Odara, iniciativa de pesquisa e conhecimento de pessoas não-binárias, trans e travestis no curso de direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promove, na próxima terça-feira (23), a mesa de debate “Cotas Trans pela Afirmação das Transepistemologias”, que ocorrerá na Sala 311 do Prédio Histórico, às 19 horas.
O evento, organizado por estudantes, visa aprofundar e qualificar o debate sobre a implementação de ações afirmativas para pessoas trans na universidade. O objetivo é criar um espaço de diálogo que seja pautado pelas vozes e vivências da própria população trans, contribuindo para a construção de uma UFPR cada vez mais inclusiva e democrática.
O debate terá a fala de pesquisadores, artistas e ativistas com vasta experiência no tema. Entre os participantes estão Breno Guimarães Barboza – que pesquisa Tradução e Estudos de Gênero -; Lucí A. Guerra – artista, pesquisadora, diretora de arte, figurinista e educadora- ; Fábio Augusto de Souza, ativista e advogado dos direitos da população LGBTQIAP+ – ; e Matiz Madel – pesquisadora de politicas públicas e não-binariedades.
Interessados podem se inscrever através de formulário on-line. A quantidade de vagas será limitada pela quantidade de assentos e as vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição.
Cotas Trans pela Afirmação das Transepistemologias
Data: 23 de setembro de 2025
Horário: 19 horas
Local: Sala 311 – Prédio Histórico da UFPR
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]