Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept)
Ex-reitores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), amigos, representantes da família e comunidade acadêmica estiveram presentes na homenagem feita a professora Maria Amélia Sabbag Zainko. Ela foi a primeira vice-reitora da história da Universidade, entre os anos de 1994 e 1997. O auditório onde aconteceu a homenagem, localizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept), ganhou o nome da professora e ex-vice-reitora em forma de reconhecimento.
O professor Dieval Guizelini, Diretor do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept), ressaltou o momento de homenagear a professora com o nome de um dos auditórios do Setor. Maria Amélia Sabbag Zainko foi de enorme importância, segundo o Diretor do Sept, para a atual existência do Setor da maneira como ele é. Ela atuou na vinculação do Sept à Universidade, a criação do próprio Setor e também no processo de reestruturação após a criação dos Institutos Federais de Educação. “Ela tem uma relação com a nossa história que é mais do que justa a homenagem”, afirma.
Por oito anos, Maria Amélia foi Pró-Reitora de Graduação na gestão do ex-reitor, professor Zaki Akel Sobrinho, entre 2008 e 2016. Ele afirma considerar Maria como uma irmã mais velha. “Deixou como legado os grandes pilares do ensino universitário em alto nível. Sempre que precisava trocar ideias com uma pessoa experiente, com essa visão estratégica que ela tinha, a gente sentava e conversava, foi um privilégio”.
Antes das falas dos convidados para a cerimônia, foi exibido o trecho do programa Persona, da UFPR TV, gravado em maio de 2016, com a participação da professora Maria Amélia Sabbag Zainko.
Na Universidade, Maria Amélia atuou como Pró-Reitora de Graduação por 12 anos, também trabalhando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Além do trabalho dentro da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko trabalhou com a formação de programas de avaliação do ensino superior no país, se tornando uma das referências no tema.
No Setor onde a professora trabalhou com a formação de professores, o Setor de Educação, o diretor, professor Marcos Alexandre dos Santos Ferraz, lembrou a parceria entre ambos, iniciada ainda quando ele era estudante da Universidade. “Era uma mulher muito séria, a frente do seu tempo, muito importante para essa Universidade, mas que sabia brincar também, descontrair”.
O Chefe de Gabinete da Reitoria, Mário Messagi Júnior, lembrou a amizade e a pessoa a quem sempre procurava para conselhos dentro da Universidade. “Ela tinha uma importância que transcendia o papel de Pró-Reitora”. Quando precisava tomar decisões importantes, Mário afirma que recorria à amiga e referência. “A Maria Amélia me dava a confiança de que eu estava no caminho certo”.
A Pró-Reitora de Graduação e Educação Profissional, professora Andrea do Rocio Caldas, foi ex-aluna da professora Maria Amélia e hoje está no cargo já ocupado pela amiga. “Foi um privilégio ter sido aluna dela, parceira, colega no Setor de Educação, na gestão, mas especialmente de ter sido amiga”. Andrea ressaltou o exemplo que permanece vivo, de uma mulher que sempre trabalhou pela educação, que lutava e tinha sororidade com as demais mulheres.
R.U.A. (Rolê Universitário Artístico-cultural) acontece às terças-feiras de setembro no hall de entrada da XV, ao meio-dia Por […]
Informações do CHC-UFPR Neste sábado (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]
Revolta de estudantes reverteu decisão de cobrar taxas para se fazer cursos da UFPR. Documentário produzido pela UFPR […]
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]