Evento discute a valorização dos saberes tradicionais e avanços da legislação que beneficia estas comunidades
Por João Heim
Em outubro, nos dias 8 e 9, a UFPR receberá o workshop “Conhecimento Tradicional Associado: reflexões após 10 anos da Lei 13.123/2015”. O evento será realizado no Centro Politécnico da UFPR, no Auditório II do Departamento de Engenharia Química.
O objetivo do workshop é realizar a discussão sobre os avanços e desafios da Lei 13.123. Esta lei garante a repartição de benefícios, de pesquisas básicas e aplicadas, com os povos e comunidades tradicionais, que são detentores dos saberes sobre o patrimônio genético brasileiro.
Entre os temas discutidos, estão a valorização dos saberes tradicionais, a formação de redes de colaboração entre universidade, governo e comunidades. Além da implementação efetiva da Lei 13.123/2015, especialmente sobre a repartição justa de benefícios.
Segundo a PRPI, o workshop mostra o papel importante da UFPR, como entidade pública, comprometida com a responsabilidade de um país megadiverso, reconhecendo a importância de integrar ciência e saberes tradicionais para a conservação da biodiversidade.
A ação é organizada pela Unidade de Assuntos Relacionados à Biodiversidade (UniBio) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e pelo Comitê de Assuntos Relacionados ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado (CARPG). A intenção é a de reunir pesquisadores, técnicos, estudantes, indígenas, quilombolas, pessoas oriundas de comunidades tradicionais e gestores públicos. As inscrições acontecem de forma online pelo formulário.
Serviço
Conhecimento Tradicional Associado: reflexões após 10 anos da Lei 13.123/2015
Local: Centro Politécnico UFPR, Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba.
Auditório II do Departamento de Engenharia Química
Data: 8 e 9 de outubro
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]