Ao todo, o processo conta com um valor total de 1 milhão de reais – proveniente do orçamento discricionário da universidade
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) selecionou 34 propostas para compor o Orçamento Estudantil Participativo. Foram contempladas sugestões voltadas à cidadania, cultura, desenvolvimento sustentável, esporte e lazer, saúde, melhorias e planejamento de espaços públicos. Ao todo, as propostas receberam 1.382 votos e totalizaram o valor de R$1.038.702,00 – montante já previsto no orçamento discricionário da universidade.
Segundo a professora Carla Rizzotto, da Coordenadoria de Projetos Estratégicos do Gabinete da Vice-Reitoria, essas sugestões vão fazer diferença no dia a dia da UFPR, sobretudo se considerarmos que “quem vive o dia a dia da UFPR é o estudante. É a primeira vez que a gente está pegando uma parte do orçamento discricionário, que já era destinado aos discentes, mas investindo esse montante a partir do desejo dos próprios alunos”, disse.
Ela lembra que o processo revelou demandas que talvez passassem despercebidas pela gestão. “Quem diria que a proposta mais votada foi a distribuição de kits de higiene menstrual. É um tipo de problema bastante marcante e evidente; nesse caso específico, para as alunas da UFPR”, afirma.
Na prática, são ideias que promoverão o apoio a eventos e projetos de extensão, aquisição de itens para a realização de atividades acadêmicas, pequenas reformas, manutenção e até mesmo a criação de espaços para que o cotidiano na universidade seja mais confortável e acolhedor.
Auxílio para eventos e entidades estudantis
Aquisição de materiais e equipamentos
Criação e manutenção de espaços
Criação e manutenção de espaços
Com as sugestões já elencadas, a UFPR marcou para o dia 9 de setembro, uma reunião que irá discutir os próximos passos e como será a execução das propostas selecionadas. A iniciativa busca fortalecer a participação estudantil na definição de prioridades orçamentárias, estimulando práticas de democracia participativa e cidadania ativa na universidade.
Sobre o encontro, Carla explica que “o objetivo dela é justamente reunir os proponentes das propostas aprovadas para a gente poder explicar como as propostas vão ser executadas. A gente tem a perspectiva de que a gente consiga executar muito perto do 100% das propostas aprovadas”.
A reunião será às 18h no Anfiteatro 400 do Prédio D. Pedro I, na Rua General Carneiro, 460, no Centro de Curitiba.
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]
Evento organizado pela Universidade, junto a entidades e empresas locais, fomentou a inovação e o agronegócio Nos dias […]
A servidora Luana Oliveira Medeiros, lotada no Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu […]