Imagem Padrão

MEC cria comissão para acompanhar expansão nas universidades federais

25 julho, 2012
18:09
Por
UFPR

Em portaria publicada na edição desta terça-feira (24) no “Diário Oficial da União”, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação criou uma comissão para acompanhar o programa de expansão das universidades federais.

A comissão conta com dois representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes): o presidente, João Luiz Martins, e a suplente do segundo vice-presidente, Maria Lúcia Cavalli Neder e dois integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, presidente da entidade, e Yuri Pires, e dois funcionários do próprio MEC foram nomeados membros da comissão.

De acordo com a portaria, a comissão está “incumbida de acompanhar as ações do Ministério da Educação com vistas à consolidação do processo de expansão das universidades federais e de tratar dos assuntos estudantis correlatos ao tema”.

Os encontros do grupo serão periódicos e incluem, entre outros temas, uma análise das verbas disponíveis para a consolidação do processo de expansão da rede federal de ensino superior.

Expansão e Reuni
Em 2003, o governo federal deu início ao Programa Expansão Fase I, com enfoque na construção de campi de universidades e institutos já existentes no interior dos estados brasileiros, além da criação de novas universidades e institutos.

Já o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi criado em 2007 com o objetivo de dar “condições para que as universidades federais promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior”.
Entre 2002 e 2010, de acordo com dados do MEC, o número de campi das universidades e institutos pulou de 288 em 234 municípios para 628 campi em 551 cidades. A previsão até 2014 é de criar 255 novos campi ─ 208 deles de institutos federais ─ em 247 cidades.

Segundo documento do ministério datado de 2008, entre 2003 e aquele ano, os dois programas tiveram aporte de R$1,6 bilhão do governo federal, além da criação de mais de 15 mil postos de trabalho ─ 6.355 vagas para técnicos administrativos e 9.489 vagas para professores.

ACS com informações do Reuni

Sugestões

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]

19 dezembro, 2025

Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]

19 dezembro, 2025

No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]