O Jornal Boca do Inferno, publicação literária organizada por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com chamada aberta para envio de textos para serem publicados. A 31ª edição — a ser lançada no 1º semestre de 2026 — marca o retorno do jornal, que tem tradição dentro do ambiente acadêmico. Os interessados devem enviar a inscrição até o dia 23 de agosto para submeter seus trabalhos.
A participação é aberta a diferentes gêneros textuais — como poemas, contos, crônicas, ensaios e artigos — além de artes visuais, não há limite de caracteres e o material não precisa ser inédito. O principal critério, segundo a equipe editorial, é que o material seja respeitoso e não viole a integridade de indivíduos ou grupos sociais.
Segundo as orientações do jornal, publicadas no Instagram, é possível enviar mais de um material desde que sejam feitas inscrições separadas para cada conteúdo. Os textos precisam ter a formatação com a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5. O arquivo deve ser encaminhado como DOC. ou DOCX. editável, já as artes precisam estar com boa qualidade e em formato PNG.
As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível online, os autores dos matérias selecionados serão contatados pela equipe do jornal. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail bocadoinferno.jornal@gmail.com.
Sobre o projeto
A publicação leva o nome “Boca do Inferno” em homenagem ao poeta barroco baiano Gregório de Matos e Guerra (1636–1696), conhecido por sua escrita crítica e mordaz. O projeto é vinculado ao Centro Acadêmico de Letras da UFPR e tem como objetivo fomentar a produção literária e artística dentro e fora da universidade.
Um estudo realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, está buscando crianças de 6 a 11 […]
Chamada para envio de resumos nos 31 Grupos de Trabalho segue até 31 de agosto A Universidade Federal […]
Cursos serão na modalidade presencial, em Curitiba, e são abertos à comunidade interna e externa O Centro de […]
Evento ocorrido no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas reuniu autoridades, estudantes e movimentos sociais, em prol […]