Por meio das unidades Casa, a campanha de imunização da Influenza já começou na UFPR
Os Centros de Atenção à Saúde (Casa 3 e Casa 4), vinculados à Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Caiss), são responsáveis pela promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além da imunização, os espaços oferecem diversos serviços de saúde voltados a servidores, estudantes e demais públicos vinculados à instituição.
A vacinação está ocorrendo na Sala de Vacinas do Casa 4, localizado no Setor de Ciências Agrárias, e está disponível para servidores ativos e aposentados, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de terceirizados e dependentes. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento que comprove o vínculo com a universidade, como crachá ou número de matrícula.
Os Casas são unidades voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida na UFPR, e a atuação vai além da vacinação. Esses centros compõem a estrutura da Caiss, que integra o Gabinete da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), com foco em ações de atenção, promoção e vigilância em saúde.
No Casa 3, os atendimentos se concentram em demandas ambulatoriais relacionadas à saúde física da comunidade universitária. Já o Casa 4 oferece um conjunto ampliado de cuidados, com atendimentos psicológicos, psiquiátricos, odontológicos, clínico-médicos e de enfermagem, além da coordenação das ações de imunização.
As vacinas disponíveis o ano todo são contra a Hepatite B, vacina dupla adulto (difteria e tétano) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
“Buscamos promover um ambiente de acolhimento e cuidado integral. Nossos serviços são pensados para dar suporte preventivo e terapêutico, respeitando a diversidade de demandas da comunidade universitária”, explica a Coordenadora da Caiss, Ana Cazé.
A aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da UFPR, Laura Ribeiro, comenta que já utilizou de serviços do Casa 4, e destaca o acolhimento das equipes e a importância de ter acesso a cuidados contínuos:
“Fui acolhida pela equipe do Casa 4 em um momento muito delicado da minha trajetória. Fui ouvida, respeitada, acolhida com empatia e profissionalismo. É um lugar de cuidado real, humano e potente.” diz Laura.
Além do auxílio psicológico que recebeu, Laura ainda completa a importância desses serviços para os alunos.
“Esses serviços impactam diretamente na permanência, na qualidade do trabalho realizado e, sobretudo, na vida das pessoas. Para mim, o Casa 4 representa um espaço de resistência afetiva dentro da universidade”, completa.
Os atendimentos nos Casas são gratuitos e voltados exclusivamente para pessoas vinculadas à UFPR. Para ser atendido, basta comprovar o vínculo institucional e agendar previamente por telefone ou e-mail, conforme o serviço desejado.
Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e os atendimentos são realizados por equipes multiprofissionais especializadas.
Mais informações estão disponíveis no site da Caiss.
Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]
No último sábado (26), o pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco do Festival […]
Contrato de R$ 15 milhões com a empresa Nutriville foi firmado na noite desta segunda-feira (28) e garante […]
Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]