A UFPR está com inscrições abertas para o processo de revalidação de diplomas de graduação de migrantes regularmente admitidos no Brasil e portadores do estado de refugiado ou de visto humanitário. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho, no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). Não há taxa de inscrição.
O processo abrange diplomas emitidos por instituições estrangeiras em áreas equivalentes aos cursos ofertados pela UFPR, exceto o curso de Medicina, cuja revalidação ocorre por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
A revalidação ocorrerá em três etapas:
26 de outubro – prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha. Serão classificados os candidatos que atingirem no mínimo 15 pontos.
7 de dezembro – prova prática para os cursos que têm essa exigência, a ser aplicada e avaliada por professores dos respectivos cursos. A prova valerá 10 pontos e a nota mínima para classificação é 5.
2 a 12 de fevereiro de 2026 – entrevista, a ser aplicada e avaliada por professores dos respectivos cursos. A entrevista valerá 10 pontos e a nota mínima para classificação é 5.
O resultado final do processo de revalidação será divulgado no dia 10 de março de 2026.
Documentos para inscrição
Para se inscrever no processo de revalidação de diplomas é preciso apresentar os seguintes documentos:
As informações completas estão no edital do processo, disponível aqui.
Fonte: Assessoria/NC
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]