Programação conta com mesa-redonda sobre o projeto Ygá-Mirî e visita guiada a acervo de acesso restrito
Como parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) promove dois eventos gratuitos na tarde de sexta-feira (16) no Campus Juvevê, em Curitiba.
Com início às 14h, acontece no Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) a mesa-redonda “Comunidades como agentes de transformação nos museus: o projeto Ygá-Mirî no MAE-UFPR”. De acordo com o Museu, a conversa gira em torno de práticas museológicas decoloniais e musealização compartilhada, e contará com a fala de membros da comunidade Avá Guarani, pesquisadores e especialistas em audiovisual e conservação.
Mais tarde, às 16h, terá início uma visita guiada à reserva técnica — isto é, um espaço de acesso restrito, onde são armazenados materiais que demandam cuidado especial — do MAE-UFPR. Lá, o público poderá conhecer objetos da cultura Avá Guarani, junto a vestígios arqueológicos da região da Terra Indígena Guasu Guavirá, no oeste do Paraná.
O projeto Ygá-Mirî (Canoa Pequena) é fruto de parceria do museu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A 23ª Semana Nacional de Museus, por sua vez, tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Além do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o Museu de Arte da UFPR (MusA) também participa da programação.
Os eventos do MAE-UFPR, além de gratuitos, oferecem certificação aos participantes. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas via preenchimento de formulário.
Serviço
Mesa-redonda “Comunidades como agentes de transformação nos museus: o projeto Ygá-Mirî no MAE-UFPR”
Horário: 14h.
Visita Guiada à Reserva Técnica do MAE-UFPR
Horário: 16h.
Locais: Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) e MAE-UFPR.
Endereço: UFPR Campus Juvevê, Rua Bom Jesus, 650, Curitiba.
Com informações de Fábio Marcolino
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]