Nos dias 4 e 5 de abril, o Programa Cirurgilhas coordenado pela professora Silvania Klug Pimentel do Departamento de Cirurgia da UFPR, realizou a primeira expedição à comunidade de Tagaçaba, no litoral do Paraná. A ação contou com a parceria do Projeto Infectilhas, coordenado pela professora Maria Esther Graf, do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR.
Durante a ação, foram atendidos 24 pacientes e realizados 60 procedimentos de cirurgia ambulatorial.
A iniciativa também envolveu a realização de testes sorológicos e o acompanhamento da evolução de feridas operatórias pelas integrantes do Projeto Infectilhas, ampliando o escopo da assistência prestada e reforçando o caráter interdisciplinar da expedição.



A comunidade de Tagaçaba acolheu calorosamente os participantes, proporcionando não apenas vivências práticas na área da saúde, mas também momentos de troca cultural e aprendizado sobre as riquezas naturais do litoral paranaense.
“A cada ação, reforçamos nosso compromisso com a comunidade, de solucionar problemas, no caso de cirurgias ambulatoriais, resolvemos em minutos as afecções que afetam a vida do paciente há anos. Ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com a formação de profissionais mais humanos e preparados para os desafios das diferentes realidades do nosso país”, destacam as coordenadoras.
Além dessa primeira expedição, o projeto já tem quatro pacientes com procedimentos agendados para Guaraqueçaba, ampliando ainda mais o alcance da assistência e o impacto positivo nas comunidades locais.
O Programa Cirurgilhas é um programa de extensão vinculado ao curso de Medicina da UFPR que busca levar atendimento cirúrgico ambulatorial a comunidades remotas, promovendo acesso à saúde e a formação acadêmica com impacto social relevante. Já o Infectilhas da UFPR é um projeto de extensão da Infectologia com atuação e pesquisa em saúde nas ilhas do Paraná.

Com informações do Projeto de extensão Cirurgilhas da UFPR
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]
Por Prograp-UFPR Estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná […]
No ano em que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemorou duas décadas da implementação das cotas raciais, […]