Pesquisadores da UFPR são homenageados na Câmara Municipal de Curitiba 

24 março, 2025
07:39
Por Jéssica Tokarski
UFPR

Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, na última segunda-feira (17), o professor Emerson Urizzi Cervi e a bolsista de pós-doutorado Maria Cecília Eduardo com votos de congratulações e aplausos. Os diplomas foram entregues pela vereadora Camilla Gonda, autora da proposta.

Cervi, que é professor dos programas de pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e em Comunicação (PPGCOM) da UFPR, foi homenageado pela dedicação na formação de cientistas sociais. Para ele, iniciativas como essa combatem a desinformação produzida com intuito de prejudicar a imagem da universidade em segmentos específicos da sociedade.

“Vivemos um tempo em que a universidade e o conhecimento científico como um todo sofrem ataques diretos e indiretos, explícitos e camuflados. Ataques desproporcionais, injustos e distorcidos, que desconsideram todas as contribuições que a UFPR tem dado para o Paraná e para o Brasil. Por isso é muito importante lembrar a centralidade da UFPR na pesquisa acadêmica do estado”, afirma Cervi.

A pesquisadora de pós-doutorado Maria Cecília, também mestre e doutora em Ciência Política pela universidade, recebeu as congratulações em reconhecimento aos seus trabalhos sobre a participação política de mulheres, teoria política feminista e financiamento de campanha e gênero.

“Essa homenagem, além de ser um incentivo para a continuidade dessa agenda de pesquisa tão necessária, é um reforço da importância da educação pública de qualidade e acessível a todas as pessoas”, comemora.

A egressa da pós-graduação Maria Eduardo (à esquerda) e o docente Emerson Cervi (direita) receberam votos de congratulações de autoria da vereadora Camilla Gonda (centro). Foto: CMC

Durante a sessão, Camila Gonda destacou os os currículos dos homenageados e defendeu a educação pública, gratuita e de qualidade e a UFPR, lembrando a importância da ciência para a sociedade. 

“Em um momento em que, em algumas esferas, a ciência e o conhecimento especializado são atacados, é imprescindível que reafirmemos o papel das universidades públicas na promoção de um debate qualificado e fundamentado, que enriquece a nossa compreensão da realidade e orienta a nossa tomada de decisões”, discursou.

Com informações e foto da Câmara Municipal de Curitiba

Sugestões

22 abril, 2025

A servidora técnica aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Maria Isaura Paquet de Lacerda faleceu nesta segunda-feira […]

22 abril, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg), obteve um aumento expressivo no […]

22 abril, 2025

Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]

21 abril, 2025

Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]