Imagem Padrão

UFPR lança programa de acessibilidade

16 abril, 2006
00:00
Por

Preocupada com o atendimento às pessoas com necessidades especiais da comunidade acadêmica – estudantes e servidores – a UFPR lança nesta terça, dia 18, o Programa ‘Integrar com Educação’. O lançamento do Programa inicia uma série de discussões e de realização de ações que venham a atender pessoas que possuam algum tipo de necessidade especial dentro da instituição e que ainda não estão sendo contempladas.

O objetivo do lançamento do Programa é, também, dar visibilidade às ações que o NAPNE – Núcleo de APoio à Pessoas com Necessidades Especiais, da PROGRAD – Pró-reitoria de Graduação, passará a executar dentro da instituição. O Núcleo será o local de realização do lançamento do Programa, que tem entrada pela lateral esquerda da escada do Prédio Histórico, no subsolo do edifício.

O local foi totalmente reformado e adaptado para receber as pessoas com necessidades especiais, sendo que ali profissionais treinados e adequados aos processos do Núcleo passarão a atender.

Ações – Para o reitor Carlos Moreira Júnior é hora da Universidade dar novamente o exemplo e propor ações que motivem outras ações do mesmo gênero na sociedade. “Nossa missão é ampliar a ação da Universidade na sociedade. Nossa meta é fazer dessa Universidade efetivamente a Universidade do Paraná e exemplo de ações que integrem e respeitem as diferenças. Assim foi com a implantação do PROVAR e do sistema de cotas, além de muitas outras que já fizemos”, esclarece.

Entre as discussões que deverão transformar-se em ações concretas a partir do início do Programa estão as adequações físicas dos prédios da Universidade, o levantamento correto de quantas pessoas – entre estudantes e servidores – possuem necessidades especiais na instituição e de que tipo são, além de outras que promovam o entendimento dos docentes sobre a atendimento da parte pedagógica para pessoas com necessidades especiais.

Programas em andamento – Muitas ações já existem na instituição em relação ao tema, como o próprio atendimento dos vestibulandos que possuem necessidades especiais durante a realização das provas. A PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura também realiza ações como os programas de exercícios físicos para crianças e adolescentes en condições especiais de saúde, a atividade motora adaptada para pessoas portadoras de necessidades especiais, a ação da UFPR no desenvolvimento da ginástica artística não-discriminatória.

Foto(s) relacionada(s):


Prédio Histórico
Foto: Arquivo

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]