Encerrando as temporadas de 2024 com chave de ouro, a Orquestra Filarmônica e o Coro da UFPR se unem para apresentar uma das mais celebradas obras do repertório da música de concerto: a Sinfonia nº 9 em ré menor, opus 125, de Ludwig van Beethoven. As apresentações, com entrada franca, acontecem nos dias 20 (pré-estreia), 21 e 23 de novembro no Teatro da Reitoria, e, no dia 24 de novembro, no Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Estreada em 1824 em Viena, foi a primeira sinfonia a utilizar solistas vocais e um coro, donde o nome de “Sinfonia Coral.” Seu bicentenário de estreia coincide com um período onde o Coro da UFPR está sob direção provisória do maestro da Orquestra Filarmônica, Márcio Steuernagel, o que tornou propícia a união dos grupos para a realização dessa grande obra.
Esta união é, em si, um evento raro: a última vez em que coro e orquestra estiveram no mesmo palco foi em 2018, sob regência de Ingrid Stein Fernández, que rege novamente nessa temporada a pré-estreia do dia 20 de novembro, com as solistas convidadas Azuumy e Edilange Xavier Alves, e os solistas da casa Pedro Nunes e Roberto Guimarães.
Nas três récitas seguintes os solistas são Cristiane Serkes, Ariadne Oliveira, Vitorio Scarpi e Cláudio de Biaggi (os quais, com exceção de Scarpi, já foram parte do elenco do Coro da UFPR anteriormente), sob a regência de Márcio Steuernagel.
Concertos
Data: 20 (pré-estreia), 21 e 23 de novembro de 2024
Local: Teatro da Reitoria | Rua XV de Novembro, 1299
Horário: 20h
Data: 24 de novembro de 2024
Local: Auditório Mario Schoemberger | Rua Barão do Rio Branco, 370
Horário: 17h30
Foto de destaque: Imagem de Niek Verlaan por Pixabay
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]