Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRA e PRAE recebem alunos para debater prédio destinado ao DCE; RU será reaberto quarta-feira (dia 22)

Os pró-reitores de Administração e de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná-UFPR, respectivamente Edelvino Razzolini Filho e Rita de Cássia Lopes, reuniram-se hoje (dia 16) com uma comissão de estudantes que fizeram várias reivindicações relativas ao prédio destinado à utilização do Diretório Central dos Estudantes-DCE.

Os estudantes pediram o reabastecimento de água e energia elétrica no edifício, a disponibilização de um laudo esclarecendo a contaminação de água no Restaurante Universitário e ainda a reabertura do RU. Localizado em imóvel anexo ao prédio do DCE, o RU foi fechado temporariamente no dia 10 devido ao rompimento de um cano, causado por invasores do prédio, que possui a mesma fonte de abastecimento de água do restaurante.

RU reabre até quarta

Razzolini vai enviar um técnico ao prédio do DCE nesta sexta-feira (dia 17) para fazer uma vistoria nos quadros elétricos e analisar a possibilidade de religamento da energia elétrica. A análise da água será disponibilizada aos alunos amanhã. E a informação mais importante: o Restaurante Universitário será reaberto até quarta-feira da semana que vem (dia 22), no mínimo para o jantar.

O pró-reitor de Administração esclareceu, porém, que a PRA não tem autonomia para ultrapassar as decisões tomadas pelos Conselhos Superiores da UFPR – Coun (Conselho Universitário), Coplad (Planejamento) e Cepe (Ensino,Pesquisa e Extensão). No último dia 26, o Conselho Universitário aprovou moção de apoio às ações do Diretório Central dos Estudantes e da Reitoria para a liberação imediata destinada à reforma e o uso adequado do prédio do DCE.

A moção aprovada pelo Conselho Universitário definiu ainda a elaboração de um Plano Diretor para definir as ações que serão desenvolvidas em relação ao assunto, condena a decisão dos invasores de desrespeitar a posição da comunidade universitária da UFPR e propõe a identificação destas pessoas.

Diálogo permanente

Comprovando seu compromisso com os alunos, a pró-reitora Rita de Cássia disse que, junto com a Reitoria, sempre esteve aberta ao diálogo com os estudantes. Ela lembrou que, diversas vezes, ofereceu espaços para uso do DCE, desde que houvesse a desocupação imediata do imóvel pelos grupos invasores.

Rita lembrou ainda que o Conselho Universitário chegou a criar Comissão Paritária – composta por docentes, discentes, técnicos administrativos e representantes externos, presidida pela professora Lígia Negri, vice-diretora do Setor de Ciências Humanas – para tentar resolver o problema.

Desde que foi criada pelo Coun, em 26 de fevereiro, a Comissão promoveu cinco reuniões e chegou a fazer uma vistoria no local, confirmando todos os problemas de segurança apontados pelo Corpo de Bombeiros, inclusive com a existência de lixo, pichações, mau cheiro e móveis danificados no imóvel. Os invasores, porém, recusam-se a sair.

 

 

 

Sugestões

Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...
UFPR lamenta o falecimento do professor Enio Rogacheski
É com pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado...