É com profundo pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor Milton Carlos Mariotti, ocorrido no dia 08 de janeiro. Professor aposentado, Mariotti deixou um legado notável por sua liderança e compromisso com o desenvolvimento da profissão de Terapia Ocupacional no Brasil.
O professor Mariotti desempenhou um papel fundamental como docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR, destacando-se na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Sua dedicação está registrada em sua trajetória acadêmica, com a obtenção do título de Doutor em Ciências da Saúde pela UFPR em 2009 e do Mestrado em Educação em 1999.
Graduado em Terapia Ocupacional pela PUC/Campinas em 1981, o professor Mariotti foi professor Associado do Departamento de Terapia Ocupacional do Setor de Ciências da Saúde da UFPR desde 2001. Teve grande contribuição para a formação de profissionais e para o avanço da Terapia Ocupacional, desempenhou também a função como Coordenador do Curso de Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental na Universidade Tuiuti do Paraná de 2001 a 2003.
No âmbito da UFPR, Mariotti foi Coordenador do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional de 2004 a 2008 e desempenhou um papel fundamental como Chefe fundador do Departamento de Terapia Ocupacional de 2009 a 2011. Sua vasta experiência clínica e docente abrangeu áreas como Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Insuficiência Renal Crônica, Educação Superior na área de Terapia Ocupacional, Gestão de Serviços de Terapia Ocupacional e Cursos de Formação Universitária para Terapeutas Ocupacionais.
A comunidade acadêmica da UFPR reconhece e agradece ao professor Milton Carlos Mariotti, sua contribuição ao campo da Terapia Ocupacional e à formação de profissionais comprometidos e éticos. Neste momento de luto, expressamos nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas.
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]