Na tarde desta quarta-feira (22), a homenagem foi ao professor Sérgio Odilon Nadalin, do Departamento de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A solenidade, realizada na Sala Homero de Barros – Edifício Dom Pedro I – Rua General Carneiro, 460, Centro, Curitiba, em Sessão Solene do Conselho Universitário, foi conduzida pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, ao lado do vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz e do diretor do Setor de Ciências Humanas, João Frederico Rickli. Na plateia, pró-reitores, superintendentes, pesquisadores, membros do Conselho Universitário, estudantes, docentes, servidores e outros convidados.
Ana Paula Vosne Martins, professora do departamento de história da UFPR e ex- aluna de Sérgio Nadalin, leu um texto sobre a carreira do homenageado. Em nome de todos, agradeceu ao professor pela dedicação na universidade, pelo trabalho que dedicou e continua dedicando ao programa de Pós-Graduação em História.
Com o uso da palavra, o professor Sérgio agradeceu a universidade pelo momento e disse: “Tem sido a minha casa desde 1962”. Comentou que continuará ensinando a construção do conhecimento aos seus alunos, para que eles possam ver o mundo como historiadores. Nadalin também dividiu algumas memórias do passado e alguns momentos de lazer que teve em viagem com a família. Uma curiosidade sobre o professor, é que o mesmo cantou no coral do Colégio Estadual do Paraná ainda em sua adolescência. Nadalin terminou agradecendo a todos pela atenção e pelo discurso, segundo ele “colorido” pela memória passada.
Sérgio é aposentado, mas continua contribuindo como professor do Programa de Pós-Graduação em História na UFPR. É membro da Associação Paranaense de História, da Associação Nacional de História, da Asociación Latinoamericana de Población, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, da Societe de Demographie Historique e da Union Internationale pour l’Etude Scientifique de la Population. Sua experiência na área de História prioriza a História das Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: história social da população, crítica de fontes paroquiais, regimes demográficos no passado, imigração germânica, processos de nominação e história da família com ênfase nas metodologias oriundas da demografia histórica.
Durante as homenagens, João Frederico destacou que o professor nunca deixou de contribuir com o desenvolvimento da instituição. “É algo generoso e que precisa ser destacado”. João também pontuou sobre o professor Sérgio ter sido peça chave da consolidação da Pós-Graduação em História aqui na UFPR e finalizou: “Essa homenagem é uma forma de agradecer ao professor pelo comprometimento na instituição como professor e historiador”.
Ao finalizar a solenidade o reitor afirma: “É uma honra para a universidade poder conceder esse título emérito ao professor Sérgio Nadalin. Um momento de celebração da nossa história, do nosso sucesso institucional e dessa comunidade”
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]