Recital na Lapa reinaugura órgão de tubos restaurado em projeto da UFPR

15 agosto, 2023
13:03
Por Lais Murakami
Extensão e Cultura

O Brasil tem cerca de 400 órgãos de tubos, um dos instrumentos musicais mais antigos e complexos. Na Universidade Federal do Paraná, o projeto de extensão “Conhecendo a Organaria: Cultura, preservação e manutenção desta arte” tem como objetivo o resgate desse instrumento tão rico. Para marcar a finalização do restauro do órgão Bohn, do Santuário São Benedito, na cidade da Lapa, será realizado um recital de reinauguração com o organista Eugênio Gall, no sábado, 19 de agosto, às 17h, com entrada gratuita.

Além do recital, a reinauguração terá outros dois momentos de celebração. Na véspera, no dia 18 de agosto, às 19h30, a Igreja Matriz de Santo Antônio – igreja histórica da Lapa, na praça General Carneiro – recebe a apresentação do trio barroco, formado por Aloísio Leoni Schmid, ao violino, Orlando Fraga, na viola de gamba, e Eugênio Gall, no órgão de baú. No programa, obras de Marcello, Pepusch, Telemann e Vivaldi. A entrada é gratuita.

No dia 19 de agosto, às 16h, será celebrada uma missa no Santuário São Benedito, com a participação do coral e acompanhamento de jovens organistas da comunidade da Lapa. A celebração será feita pelo padre Eldes Alano Perrony.

Projeto de extensão
“Conhecendo a Organaria” foi criado por Edmilson Cezar Paglia, na época professor do setor de Tecnologia da UFPR e hoje docente no Instituto Federal Catarinense, em Concórdia. Atualmente, a coordenação do projeto é do professor Aloísio Leoni Schmid, dos cursos de Luteria e Arquitetura da UFPR. O projeto tem o intuito do resgate, conhecimento sobre a construção, manutenção e uso do órgão de tubos na região do Paraná. Com um grande repertório, a expressividade do instrumento é única. Apesar de fazer parte do patrimônio musical e histórico brasileiro, o órgão de tubo tem seu futuro ameaçado, pela falta de mão de obra qualificada para manutenção.

O órgão do Santuário São Benedito foi construído por João Edmundo Bohn, um dos mais expressivos fabricantes de órgãos de tubo do Brasil, que viveu entre 1899 e 1968. Os trabalhos de restauro começaram em 2021. “Foi mais uma bela experiência extensionista, baseada na interação com a comunidade local de voluntários e, o mais importante, empolgando discentes do nosso curso de Luteria”, conta o professor Schmid.

Serviço:
Apresentação do Trio Barroco – Aloísio Leoni Schmid, Orlando Fraga e Eugênio Gall
Data: 18 de agosto (sexta-feira)
Hora: 19h30
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio (Praça General Carneiro, Lapa)

Reinauguração do Órgão Bohn – Missa e Recital com Eugênio Gall
Data: 19 de agosto (sábado)
Hora: 16h (missa), 17h (recital)
Local: Santuário São Benedito (Rua Cel. João Antônio Ramalho, Lapa)
Entrada gratuita

Sugestões

09 fevereiro, 2026

Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]

04 fevereiro, 2026

No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]

04 fevereiro, 2026

A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]

30 janeiro, 2026

Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]