Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi homenageada na Câmara Municipal de Curitiba por idealizar dois programas durante sua pós-graduação: o “Lar Adotivo” e o “Passeio para a Adoção”.
Através da implantação desses programas em abrigos de animais, pessoas podem levar os cães para dormir em suas casas ou para passeios em espaços públicos. Os cães são treinados com protocolos desenvolvidos por Lu Baldan e utilizam um colete com os dizeres “Me Adote”, o que desperta o interesse de outras pessoas e aumenta as chances de adoção.
A homenagem de “Votos de Congratulações e Aplausos” foi proposta pelo vereador Tico Kuzma e aceita pela Câmara e pelos demais vereadores da cidade. “Entregamos votos de louvor à médica veterinária Ana Lúcia Baldan, pela implantação desses dois programas, em nome da Câmara, da cidade de Curitiba e dos nossos animais”, frisou Kuzma durante a Sessão Ordinária.
De acordo com a bióloga da Rede de Proteção Animal de Curitiba, Andressa Passenko, a maioria dos cães dos abrigos mantidos pela prefeitura que foram treinados já foi adotada. “As pessoas saem passear em parques, shoppings e a gente tem um retorno maravilhoso desse processo”, avalia.
Lu Baldan diz que fica feliz por ajudar todos esses cãezinhos que esperam um lar pra chamar de seu. “Estamos conseguindo fazer com que eles possam sair do abrigo e, saindo do abrigo, eles têm grandes chances de serem adotados”.
No plenário, a doutoranda levou a cachorrinha Priscila, que participou do treinamento e está disponível para adoção. Somente cães que passam pelos treinamentos, como a Priscila, estão aptos a participarem dos programas. Confira os detalhes desse projeto na matéria.
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é pioneira na capacitação de professores e pesquisadores sobre a chamada Lei […]
Ministro estará à frente da Corte no biênio 2025-2027, sucedendo Luís Roberto Barroso Ex-professor titular de Direito Civil […]