A mobilização de estudantes residentes no município de Guaratuba, em busca de conquistar o transporte público para o deslocamento nos períodos da manhã e da noite até o município vizinho de Matinhos, onde se encontra a UFPR Litoral, obteve êxito.
As tratativas junto ao prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e a secretária de educação, Fernanda Monteiro, mediadas pelo vereador de Guaratuba, Fabiano Silva, e a direção setorial da UFPR Litoral, Elisiani Tiepolo e Lourival Fidelis, levaram ao entendimento de que a solicitação dos estudantes poderia ser atendida.
De acordo com o vereador “em agosto de 2022 fomos procurados por um grupo de universitários que tinham como demanda a dificuldade de se manterem nos cursos ofertados pela UFPR Litoral em virtude da falta de condições para a realização por conta própria do transporte diário até Matinhos”.
Após levantamento de informações e diversas reuniões de estudantes com autoridades locais, foi possível estabelecer o planejamento, a viabilidade e a operacionalidade do transporte público, que passou a ser oferecido e custeado pela administração municipal de Guaratuba aos estudantes locais, no último dia 23 de maio. Uma conquista para o desenvolvimento local pela educação.
Para a diretora da UFPR Litoral “ganham universidade e município, pois garante-se a possibilidade de permanência dos e das estudantes de Guaratuba e a conclusão de seus estudos universitários, tendo em vista que o transporte é um dos itens que mais impactam nos índices de evasão”.
O vereador ressalta que “prontamente tivemos o interesse do município neste apoio, porém faltava ainda a questão da disponibilidade de veículo específico, contratação de motorista e planejamento de rota e os estudantes acreditaram que era possível”, conclui.
A diretora, também, afirma que “a UFPR Litoral e o município de Guaratuba deram um importante passo em sua relação de parceria, pois a iniciativa do município certamente reverberá na qualificação de seus munícipes para atuarem nas diferentes áreas para as quais se formam na universidade”.
Produzido por Luís Fernando da Costa Júnior, com informações da direção setorial da UFPR Litoral e Instagram do vereador Fabiano Silva
A servidora técnica aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Maria Isaura Paquet de Lacerda faleceu nesta segunda-feira […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação (Propg), obteve um aumento expressivo no […]
Aos 84 anos, o professor tem histórias para contar: naturalizou-se brasileiro em plena ditadura, viajou pelo mundo coletando […]
Já o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição pela Lei 12.799/13 (critérios de baixa renda) continua […]