Imagem Padrão

Conae pede 7% do PIB para a educação

01 abril, 2010
00:00
Por

Foi encerrada nesta quinta-feira (1º) em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae). A conferência, que começou no dia 28 de março, discutiu temas que vão desde a educação infantil até a pós-graduação e abriu o debate para assuntos como o papel do Estado na garantia do direito à educação, a democratização do acesso, e as formas de financiamento do ensino, entre outros.

A Conae reuniu mais de três mil pessoas de todo o país e foi precedida por etapas municipais e estaduais.

Algumas das propostas aprovadas pela conferência são a eleição direta para diretores das escolas públicas; o número máximo de alunos por turma de acordo com cada etapa do ensino (de 15 na pré-escola a 30 na educação superior); cotas para estudantes de escolas públicas em universidades (que deve respeitar também a proporção de negros e indígenas de cada Estado); e a destinação de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2010. O intuito é que o número chegue a 10% até 2014. Hoje, o Brasil aplica 4,7% do PIB na área.

As propostas aprovadas pela Conae não têm força de lei, mas o documento final da conferência servirá de base para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai orientar as políticas do setor para os próximos dez anos.

A UFPR participou da conferência com seis professores do setor de Educação.

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]