Projeto “Sextas na Pós” discute pesquisas sobre a formação de professores e as relações de aprendizagem – 7/10

06 outubro, 2022
10:30
Por

O Projeto “Sextas na Pós”, parceria entre os Programas de Pós-Graduação de Educação e de Letras da UFPR, segue sua programação com mais uma mesa-redonda nesta sexta-feira (7) sobre “Formação de professores e os novos lugares de aprendizagem”. O evento ocorre via remota pelo canal do youtube, das 19h às 21h, com coordenação dos professores do PPGE Ana Claudia Urban, Maria Auxiliadora Schmidt e Maurício Fagundes

Os pesquisadores explicam que uma das questões mais recorrentes no cenário educacional atual trata dos desafios inerentes à formação e à prática do professor. “Em meio ao cotidiano escolar, há uma busca em romper com uma relação ao conhecimento como ‘algo dado’ centrando no saber em formação, em movimento e dinâmico”, destacam.

As pesquisas e reflexões concentram no dinamismo da própria ciência que abrange pesquisa, discussão, formação de professores e aprendizagem em um movimento contínuo. “O estudo sobre a formação de professores pode acontecer por meio da produção de conhecimentos e da relação entre professor, aluno e o meio onde todos estão inseridos”, argumentam os pesquisadores. Em tais circunstâncias, a relação entre discentes e docentes e o seu meio é analisada como possibilidade de anunciar pistas ou caminhos objetivando a construção de uma emancipação humana.

Projeto Sextas na Pós
Data: 07/10/2022
Horário: das 19h às 21h.
Transmissão: canal do youtube do PPGE

Sugestões

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]