Imagem Padrão

Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha começa no litoral

12 fevereiro, 2010
00:00
Por

O programa é financiado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e executado através de uma parceria entre o Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). O Rebimar também recebe o apoio das associações de pescadores das localidades envolvidas no projeto e da Associação MarBrasil, organização não-governamental sediada no balneário de Pontal do Sul.

Os recifes artificiais são estruturas geralmente de concreto, introduzidas no fundo do mar para serem colonizadas pela comunidade biológica marinha, da mesma forma que ocorre em pilares de piers, colunas e fundações de plataforma de petróleo, cascos de navios e estruturas de rocha natural.

Os recifes artificiais utilizados no Rebimar foram projetados para atrair peixes para a procriação e maximizar o recrutamento larval, por isso são chamados de recifes de recrutamento larval (RRL). A superfície é plana e rugosa, para facilitar a fixação de organismos marinhos, e o concreto utilizado na confecção adequado ao ambiente.

Inicialmente a implantação dos recifes artificiais estava prevista para dezembro de 2008, mas na época a operação foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis. Além do fator meteorológico, o período de espera de 14 meses para a retomada da operação também envolveu uma questão logística: a escolha de outra embarcação para transportar os blocos aos locais de implantação, com a necessidade de adaptação de uma nova infraestrutura, já que cada recife pesa cerca de 100 quilos.

O Rebimar prevê ainda a instalação de recifes na costa de todos os municípios do litoral que fazem fronteira com mar aberto, o que deve excluir apenas Antonina e Morretes, mas as datas só serão definidas com a evolução e o monitoramento da primeira etapa.

Na costa de Pontal do Paraná, foram dez pontos de instalação dos recifes, distribuídos em uma linha a três milhas náuticas (aproximadamente 5,5 quilômetros) da costa, e que se estende por cerca de 17 quilômetros, entre os balneários de Praia de Leste e Atami.

A escolha dos locais para a instalação dos recifes foi definida em reuniões públicas, com a participação dos pescadores da região.

Pioneiro

O Rebimar é o primeiro projeto de recifes artificiais licenciado no país e atende rigorosamente aos requisitos estabelecidos pelo Ibama, na instrução normativa número 125, de 18 de outubro de 2006.

No Brasil, iniciativas com habitats artificiais são recentes, porém as grandes demandas regionais na resolução de conflitos no ambiente marinho e no incremento da produção pesqueira têm aumentado o interesse de diversos setores na utilização desta técnica.

Como no país o processo ainda é incipiente, o projeto do litoral paranaense, que começou em 2005, aguardou três anos até obter o licenciamento.

Foto(s) relacionada(s):


Embarcação despeja recifes artificiais na costa de Pontal do Paraná
Foto: Divulgação


As estruturas dos recifes pesam cerca de 100 quilos cada
Foto: Divulgação

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário) / Fernando César Oliveira (orientador)

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]