Imagem Padrão

Servidora da UFPR recebe ordem do Sol Nascente da Casa Imperial Japonesa

10 maio, 2022
11:08
Por Henrique Rosso
Ciência e Tecnologia

Laura Omoto e Cônsul Keiji Hamada – Foto: Consulado Geral do Japão em Curitiba

A comenda imperial “Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata”, segunda ordem honorífica mais prestigiada do Japão, foi entregue para Laura Mituko Omoto, servidora aposentada da Universidade Federal do Paraná. A cerimônia da entrega da condecoração de Outono de 2021 do 3º ano da era Reiwa ocorreu no dia 04 de maio, na residência oficial do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada.

Laura Omoto trabalhou de 1986 a 2006 na UFPR, como administradora. Atuou na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (atual Progepe) e Setor de Ciências Jurídicas. Também deu aulas de japonês no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin). Foi a responsável por trazer o convênio com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tokyo para a UFPR. No esforço em promover a troca e cooperação entre Brasil e Japão, atuou também como colaboradora no intercâmbio com o Instituto Educacional Kake.

Participou da fundação do Curso Bunkyô de Língua Japonesa de Curitiba, onde é professora há 37 anos. Sua indicação para receber a Ordem do Sol Nascente se deve à dedicação no ensino e disseminação da língua e cultura japonesas e pela contribuição no intercâmbio entre Japão e Brasil, nas áreas da educação e cultura.

Durante a cerimônia, a homenageada recordou da infância no pós-guerra, no norte do Paraná, quando os descendentes nipônicos não podiam nem falar a língua japonesa, e como tudo mudou, durante sua vida funcional na UFPR. Laura falou de como sempre foi respeitada e teve o trabalho valorizado como servidora na UFPR, justamente por seus conhecimentos da língua japonesa e divulgação da cultura. No discurso, agradeceu a todos que contribuíram nessa caminhada.

Na ocasião, o cônsul Hamada felicitou a homenageada, desejou sucesso e lembrou com alegria que, em conversa recente com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, os intercâmbios presenciais com alunos serão retomados. A solenidade também contou com a outorga do diploma de Honra ao Mérito do Ministro de Negócios Estrangeiros para Takashi Suzuki, presidente do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobo América do Sul e para o vereador de Curitiba Noriyassu Seto.

“O Imperador do Japão concede a brasileira Laura Mituko Omoto a Comenda da Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata”

Sol Nascente
A Ordem do Sol Nascente foi estabelecida em 1875 pelo imperador Meiji. É a segunda ordem honorífica japonesa mais prestigiada, inferior somente à Ordem do Crisântemo. É entregue em nome do Imperador para civis, militares, japoneses e estrangeiros que prestaram “longos e meritórios serviços ao país”. Somente em 2003 a ordem passou a ser entregue às mulheres.

Na UFPR, Laura Omoto é a primeira servidora a receber a condecoração da Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata.

Sugestões

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]

14 julho, 2025

O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]