O Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, a partir do mês de março, um grande ciclo de encontros entre pesquisadores. Denominada “Sextas na pós: conversas entre professoras (es)”, a iniciativa tem foco na educação básica em diferentes perspectivas.
Ao longo do ano, estão previstos 27 encontros remotos sempre às sextas-feiras, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube do PPG Educação e também de Letras. “A ideia é que possamos aproveitar o que aprendemos durante o período de atividades remotas nos últimos tempos para semanalmente encontrar professores das redes públicas e abrir diálogos a partir das pesquisas em curso nos programas de pós-graduação”, explica a vice-coordenadora da Pós-graduação em Educação, Andréa Gouveia.
Para a coordenação do PPG-Letras, a parceria permite novas experiências, por exemplo, pelo Laboratório de Estudos no Ensino de Línguas e Literaturas (LEELL), um espaço em que a produção teórica do conhecimento em língua e literatura tece diálogos com o âmbito do ensino. “Há projeção de ainda maior fortalecimento das pesquisas a partir das trocas que ora começam com o PPG da educação”, destaca a coordenadora do PPG-Letras e do LEELL, professora Teresa Wachowicz.
Conforme a programação, o primeiro encontro será dia 11 de março sobre “Teoria e a Prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Contexto da Educação Básica”, com a participação dos professores da linha de pesquisa Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano do PPG-Educação, Tania Stoltz, Guilherme Gasparotto, Ettiene Guérios, Mariza Antunes, Sandra Sausen, Marielly Mandira. A linha de pesquisa explora diferentes modalidades e contextos educacionais em perspectivas inter e transdisciplinar e em inter-relação com os aspectos culturais. No evento, serão apresentados resultados de pesquisas sobre letramento corporal e ciclismo educacional; virtualidade na formação presencial do professor formador e bullying na Educação Básica.
O segundo encontro, que será em 18 de março, deve abordar trabalhos referentes à teoria e à prática da Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no contexto do Ensino Superior e de acordo com pesquisas recentes sobre estudantes com baixo desempenho acadêmico, também a proposta de intervenção a partir da Psicologia Histórico-Cultural; trajetórias de formação docente em EJA no Curso de Pedagogia e Arte & Educação e a qualidade de vida dos estudantes universitários. Participam das discussões os professores do PPG Educação Denise de Camargo, Sonia Haracemiv, Milton Mariotti, Juliana Correa Schwarz, Ana Maria Soek, Fabiana Vissoto Sposito.
E para fechar a programação de março, no encontro do dia 25 serão apresentados trabalhos que abordam contextos diversificados nas áreas sociais de Educação, Saúde e Segurança, com a participação dos professores do PPG-Educação, Araci da Luz, Valdomiro de Oliveira, Gislaine Vagetti, Adriano Holanda, Luciano Blasius, Bruno Jardini Mäder, Aline Bichels, Gisele Sikora. As pesquisas tratam sobre Colégios militares: percepções docentes e a relação disciplina e hierarquia; aprendizagem em saúde mental; educação e o estado nutricional de estudantes do Ensino Fundamental e Educação e os jogos cooperativos no Ensino Fundamental.
Acesse a programação completa.
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