A Companhia de Teatro da UFPR e o Projeto de Extensão Máquina de Ativismos em Direitos Humanos, da Faculdade de Direito, realizaram a ação Escuta, Escuta, Escuta em diversos pontos de Curitiba e região metropolitana nos meses de outubro e dezembro deste ano. Uma cadeira e um dado eram deixados em locais de grande movimentação de pessoas com um convite: jogar o dado ouvir uma gravação. Cada número correspondia a um texto narrado pelo elenco da Companhia e por convidados, com reflexões sobre os Direitos Humanos.
O resultado da troca e da relação entre texto e ouvinte foi registrado em seis minidocumentários. Os vídeos são divulgados às 10h e às 18h a partir desta sexta-feira, 10 de dezembro, até domingo, 12 de dezembro, nas páginas do Instagram da Companhia de Teatro da UFPR e do projeto de extensão.
Escuta, Escuta, Escuta
Os vídeos mostram a relação criada entre ouvintes e texto narrado. Foto: Orestes Jorge.
O Escuta, Escuta, Escuta levou seis textos narrados em áudio para pontos em São José dos Pinhais, Alto Maracanã (Colombo) e Curitiba. As obras foram escolhidas pela relação temática com os direitos humanos. “Nós debatemos quais textos atravessavam experiências em diferentes vivências étnico raciais, de gênero e sexualidade, classe social e levamos para a rua aqueles que acreditamos que partem de experiências de vida, que pensam pautas importantes nesse momento e que elaboram poéticas e narrativas da palavra, tocando aspectos dos Direitos Humanos sem necessariamente refletir ou falar diretamente sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, explica Rafael Lorran, diretor da Companhia de Teatro da UFPR.
Segundo Rafael, o segundo passo foi selecionar pessoas do elenco e convidados que se relacionassem intimamente com as questões levantadas pelos textos. Depois, em estúdio, os materiais foram narrados e gravados.
Ação
Com as gravações prontas, a equipe foi para as ruas de Curitiba e da Região Metropolitana. O objetivo foi chegar até áreas nem sempre lembradas por ações de cultura.
A cadeira era um convite para a reflexão sobre Direitos Humanos em narrativas e poesias. Foto: Orestes Jorge.
Uma cadeira era instalada em locais de grande movimentação e um dado convidava o transeunte a participar do jogo. Cada número correspondida a um dos textos escolhidos e narrados, que na sequência era ouvido pelas pessoas.
Os documentários que são exibidos a partir desta sexta-feira, 10 de dezembro, mostram as trocas, o impacto, as reflexões, as emoções e as costuras criadas entre as narrativas e as vidas das pessoas comuns.
Serviço
Minidocumentários Escuta, Escuta, Escuta
10,11 e 12/12, às 10h e às 18h
Instagram da @ciateatroufpr e @maquiatidh.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]