O SAT será uma ferramenta para sanar um problema que gera constante preocupação dentro da UFPR: os índices de evasão e retenção de vagas nos cursos de graduação. Alimentado com dados sobre o rendimento acadêmico de cada aluno da instituição, o Sistema irá monitorar e identificar previamente fatores que estejam interferindo no bom rendimento da vida acadêmica, como os “nós” curriculares críticos.
“Uma disciplina reprova muito por quê? Por que os alunos não trazem um pré-requisito de conhecimento? Por que os professores não conseguem interagir com os alunos?”, questionou a pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko. “Precisamos dessas respostas para poder agir e corrigir os problemas”, completou ela.
O SAT é o primeiro passo de um programa que também propõe a criação dos núcleos docentes estruturantes – que atuarão na gestão local do SAT, integrando-o com as ações do curso e propondo medidas administrativas que corrijam os problemas – e da Prograd Itinerante, braço da iniciativa que depois de apresentar aos setores um diagnóstico de cada curso, oferecerá apoio técnico-pedagógico para corrigir eventuais problemas.
A principal aposta do programa é trazer as coordenações de curso para o centro do debate sobre o problema da evasão e retenção de vagas. A Prograd confia na proximidade das coordenações com os alunos para identificar e sanar eventuais distorções no projeto pedagógico.
“Nossa meta é conciliar a expansão do Reuni com a excelência no ensino”, disse em discurso o reitor Zaki Akel Sobrinho.
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A pró-reitora Maria Amélia quer conhecer a situação dos alunos para tomar atitudes preventivas
Foto: Manuela Salazar
Fonte: Sandoval Matheus (estagiário) / Mário Messagi Jr. (orientador)
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