Após medidas adotadas pelo Governo Federal contra ataques cibernéticos e seguindo orientações dos órgãos oficias, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) informa que está restabelecendo, a partir desta quarta-feira (18), os serviços de conexão remota (VPN e RDP) para o trabalho remoto. A agência esclarece que o acesso via Open VPN já está acessível e que o acesso via VPN Fortigate será restabelecido ao longo do dia.
O serviço de acesso remoto aos computadores da rede UFPR via “Área de Trabalho Remota do Windows” foi bloqueado para acesso direto na Internet, mas estará disponível até esta sexta (20) via VPN, tornando o acesso mais seguro. Portanto, a partir de sexta-feira, para usar a “Área de Trabalho Remota do Windows” será preciso ativar a VPN (https://www.agtic.ufpr.br/portal/guia-de-acesso-remoto-vpn/). Os sistemas SIE, Sophia e o repositório de arquivos DOCS estarão disponíveis normalmente para acesso remoto.
Funcionalidades do Firewall foram ativadas, incluindo o controle de conteúdos, que pode bloquear o acesso a alguns sites, quando navegando na Internet a partir de computadores da rede UFPR. A agência orienta que, em caso de bloqueio indevido de algum site em que haja real necessidade de acesso pelo usuário, comunique-se pelos canais oficiais de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Para isso, acesse Sistema de chamados (acesse aqui); Teams (procure por csa.agtic); E-mail: csa.agtic@ufpr.br ou Central de atendimento: (41) 9 8498-6080 ou (41) 9 8858-7646.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]