O centro de estudos do Complexo Hospital das Clínicas da UFPR é um dos mais avançados no recrutamento de voluntários para o teste da vacina chinesa contra a covid-19, do laboratório chinês Sinovac Biotech. Mais de 500 pessoas receberam pelo menos uma das doses e outras 100 já tomaram a segunda dose. O plano do Brasil, coordenado pelo Instituto Butantan, é de que pelo menos 9 mil testes sejam feitos.
De acordo com a professora Débora Carla Chong e Silva, até aqui os estudos não têm demonstrado eventos adversos graves. Os registros contemplam apenas efeitos como dor local leve e dor de cabeça, o que pode ser considerado normal em testes semelhantes. O médico do serviço de Infectologia, Giovanni Breda, reforça que são eventos menores, leves e muitos já esperados.
A meta do estudo no CHC é atingir 852 voluntários, número previsto para ainda este mês. O CHC recebeu as doses do Instituto Butantan após um acordo de parceria técnico-cientifica assinado no mês de julho. O complexo é uma das 12 instituições brasileiras que serão responsáveis pelos testes.
Para que o estudo ocorra, Débora destaca a importância da permanência dos voluntários, que precisam seguir com rigor o protocolo, comparecer às consultas e ter paciência com os exames, para que cada resultado seja valorizado. “Com os resultados em mãos, o caminho para obter a vacina já é um pouco menor“, disse à reportagem da UFPR TV.
Confira o VT:
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus
Com reportagem de Carlos Debiasi, da UFPR TV
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]