Imagem Padrão

Comissão estuda formas de preservação da araucária

05 junho, 2009
00:00
Por

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2009, a Assembléia Legislativa do Paraná promoveu uma audiência pública no dia 01° de junho para debater alternativas de proteção às florestas de araucária do estado. Dessa audiência, foi formada uma comissão de trabalho para apresentar propostas para a sua preservação.

O grupo é formado pelos professores da UFPR Flavio Zanette, do programa de Pós-Graduação em Agronomia, e Francisco Mendonça, do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, membros das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento,Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis (Ibama),Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ONGs, entidades de classe e deputados.

A audiência foi uma proposição do deputado estadual Elton Welter (PT), motivada pela ausência de legislação específica para a recuperação das matas com araucária. A preservação da araucária está em evidência desde a divulgação dos primeiros resultados da operação Angustifólia, na região centro-sul do estado, que vai fiscalizar um milhão de hectares e já apreendeu 250m³ de araucárias.

Propostas

A primeira reunião da comissão de trabalho ocorreu na quinta-feira, 04 de maio, quando foram apresentadas as primeiras propostas de preservação. Segundo o professor Flavio Zanette, “é preciso pensar em alternativas de preservação de 1% que ainda resta e pensar na restauração da mata de araucária no estado”.

O professor apresentou três propostas: criação de uma classificação dos pinhões conforme o tamanho, pensando na qualidade e na premiação de bons produtores; criação de um banco de dados com informações científicas sobre a araucária e direcionar parte do dinheiro das multas para pesquisas com a araucária.

Foto(s) relacionada(s):


Floresta de araucárias
Foto: J. Carneiro/AEN


Pinhões classificados conforme tamanho
Foto: Flavio Zanette

Fonte: Lais Murakami

Sugestões

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]

04 setembro, 2025

Evento organizado pela Universidade, junto a entidades e empresas locais, fomentou a inovação e o agronegócio  Nos dias […]

04 setembro, 2025

A servidora Luana Oliveira Medeiros, lotada no Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu […]

02 setembro, 2025

Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]