A Pró-Reitoria de Administração (PRA) e o Centro de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR divulgaram nesta sexta-feira (5/6) uma nota que aborda os problemas relacionados ao webmail e o bloqueio do acesso a alguns sites através da rede de computadores da universidade.
Segundo a nota, após tentativas de invasão da rede corporativa da UFPR, o serviço de webmail foi normalizado pela equipe técnica do CCE entre o final de maio e o início deste mês de junho. ‘A administração central da UFPR está implantando medidas que limitem a possibilidade de nova invasão’, diz a nota.
Ainda conforme o documento, houve um desbloqueio temporário do acesso, através da rede de computadores da universidade, a sites como Orkut, Hotmail, Yahoo e MSN Messenger. A partir de 1º de julho, o bloqueio a tais sites e serviços será retomado.
‘Todos os usuários deverão modificar suas rotinas durante este período, para realizar o acesso a suas caixas de e-mail a partir da rede UFPR por clientes do tipo Thunderbird, Outlook, Outlook Express ou equivalente’, prossegue a nota.
O CCE está trabalhando para, no futuro, implantar uma política de identificação única dos usuários, o que permitirá efetuar liberação ou bloqueio de serviços por grupos de usuários, ou em horários determinados, de forma a melhor atender as necessidades individuais.
A seguir, a íntegra da nota da PRA e do CCE.
Prezados usuários da rede UFPR,
No dia 11 de maio de 2009, o CCE comunicou aumento das tentativas de “phishing” utilizando o nome da UFPR (técnica utilizada por pessoas mal intencionadas que visa a obtenção de dados pessoais com o objetivo de utilização de forma indevida).
Tendo-se em vista invasão agressiva de sua rede corporativa, resultando em danos às atividades indispensáveis à manutenção da vida universitária, que se iniciou a partir daquela data, foi bloqueado, emergencialmente, em 22 de maio de 2009, o acesso aos vários sites, inclusive Hotmail, Yahoo e MSN Messenger.
Os danos decorrentes da invasão foram corrigidos pela ação diligente dos analistas do CCE/UFPR durante os dias seguintes e incluíram restabelecimento da normalidade do webmail em 27 de maio. O sistema voltou à segurança em 2 de junho.
A administração central da UFPR está implantando medidas que limitem a possibilidade de nova invasão. Desta forma, permitirá um retorno temporário do acesso dos usuários da comunidade universitária aos sites já referidos, nos seguintes termos:
1) O acesso aos sites bloqueados estará liberado no período de 5/6/09 até 30/6/09.
2) Todos os usuários deverão modificar suas rotinas durante este período, para realizar o acesso a suas caixas de e-mail (HotMail, Yahoo, etc) a partir da rede UFPR por clientes de email do tipo Thunderbird, Outlook, Outlook Express ou equivalente. A partir da próxima semana, o CCE proverá informações para procedimentos necessários mediante consulta ao endereço: www.cce.ufpr.br.
3) Nos dias 11 a 14 a rede interna, em especial a da Reitoria, sofrerá reconfiguração, e será instalado equipamento Firewall na entrada da rede, para maior efetividade no gerenciamento de problemas.
4) No dia 1/7/09 o acesso direto aos sites referidos será definitivamente bloqueado no âmbito de toda a UFPR.
5) Os casos excepcionais de necessidade de acesso a sites bloqueados com vistas a atividades didáticas e pesquisas de interesse da UFPR deverão ser notificados de imediato à PRA/CCE, visando estudos técnicos para solução definitiva.
Finalmente, deve-se salientar que a segurança do sistema de informação corporativo da UFPR é responsabilidade de todos os seus usuários. Uma rede segura representa a garantia de serviços de informação confiáveis e contínuos.
Atenciosamente,
Pró-Reitoria de Administração da UFPR
CCE
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Fernando César Oliveira
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]