O Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná (NEG/UFPR) criado em 1994 e ligado ao Setor de Ciências Humanas, celebra seus 25 anos entre os dias 26 e 30 de agosto. A programação “Feminismos na América Latina: memória, diálogos e desafios” tem como foco dar voz a trajetória das ideias feministas e de suas conquistas.
A conferência de abertura será no dia 26 de agosto, com a renomada professora historiadora Margareth Rago. Na sequência, haverá um recital de poesias intitulado: “Mulheres do Lamusa”.
A comemoração marca o lugar acadêmico, formativo e político do NEG com a teorias, e com a prática inclusiva dos sujeitos. Entre as principais contribuições, destacam-se a importância do debate sobre relações de gênero para os processos institucionais, acadêmicos e políticos; a desconstrução de normativas distorcidas e pouco comprometidas em promover a igualdade e impulsionar a defesa da democracia.
As atividades de aniversário acontecem no Anfiteatro 100, do Prédio Dom Pedro I, no Complexo da Reitoria, às 18h30.
Confira aqui a programação completa.
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]