Imagem Padrão

Estudante da UFPR desenvolve aplicativo para facilitar prática da reciclagem

28 maio, 2019
14:19
Por Bruna Soares

Um aplicativo para facilitar a prática da reciclagem dentro do cenário urbano residencial. A ferramenta é fruto do projeto de conclusão de curso do graduando de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR, Breno Corrêa Bueno. O app já está disponível para download.

O aplicativo Reciclo permite que os usuários busquem pontos adequados para o descarte de resíduos recicláveis e que agreguem novos locais – disponibilizados instantaneamente para toda a rede. O estudante de 24 anos desenvolveu duas versões integradas: uma em português e outra em espanhol. “Qualquer pessoa, seja um brasileiro ou um mexicano, por exemplo, terá acesso aos pontos de todos os países da América Latina – minha área de estudo”, explica.

O futuro engenheiro, cartógrafo e agrimensor criou uma página no Facebook para promover a educação ambiental na América Latina por meio do compartilhamento de informações e de uma série de mapas que produz – o material permite a espacialização de dados, com o objetivo de abordar a temática de maneira mais concreta e com melhor visualização.

Fonte: Página do Reciclo no Facebook.

Em 2017, durante intercâmbio no Chile pela AUGM-UFPR, Breno cursou disciplinas de Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Publicidade e Propaganda e optou por mudar de curso. Os novos caminhos o levaram a esboçar o projeto que, após algumas modificações, transformou-se no Reciclo.

O aluno da UFPR desenvolve a pesquisa na Universidade Nacional Autónoma do México (Unam) desde dezembro de 2018. Em junho de 2019, retornará ao Brasil para defesa do projeto. “Enviei um escopo do meu projeto para algumas universidades e optei pela Unam. Estou aqui para aprimorar meus conhecimentos para propor uma solução mais sistêmica para a problemática que trabalho”.

Breno destaca o potencial do aplicativo para atingir os objetivos listados no documento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”“Sabemos que a sociedade deve ser tratada como ator central da problemática ambiental do planeta. Mas, por que não tratá-la como ator central da solução dessa problemática? E é isso que proponho e almejo alcançar. Mostrar que é possível mudar o futuro do planeta, e que uma das soluções está na palma de nossas mãos”, argumenta.

O aplicativo está disponível para download na Play Store e, em breve, estará também na App Store, garante Breno.

Sugestões

10 fevereiro, 2026

Segundo projeto de iniciação científica do Departamento de Medicina Integrada da UFPR, que estuda prontuários do CHC da […]

09 fevereiro, 2026

Experiência em escola municipal de Paranaguá (PR) registrada em dissertação do ProfCiamb da UFPR Litoral pode ser replicada […]

04 fevereiro, 2026

No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Universidade Federal do Paraná […]

04 fevereiro, 2026

A Editora UFPR lançou, na última segunda-feira (2), o Edital de Publicação 2026, que estabelece as normas e […]